Webventure

Especial reduzida no Master Rallye 99

Um dia mais curto que o esperado, para o alívio geral dos competidores do Master Rallye 99. Após uma etapa extremamente cansativa, debaixo do sol escaldante das estepes do Casaquistão, o diretor da prova, René Metge, dediciu reduzir a Especial de ontem para apenas 180km. Na decisão pesou também a opinião dos médicos da prova e as tempestades que assolaram a primeira parte do trecho que incialmente seria o mais longo de todo o rali.

A etapa de ontem teve como largada a cidade Jonathan, terminando em Novy Uzein. O dia foi novamente marcado pelo calor sufocante. Nas trilhas a temperatura chegou a atingir os 55º, que afetava não só aos pilotos como também aos motores. Mesmo com a redução da Especial do dia, os médicos que trabalham na prova tiveram muito trabalho com pilotos de moto que chegavam completamente desidratados no final do trecho cronometrado.

Somente doze motos e treze carros permanecem na competição. O pequeno número de competidores que sobrevivem ao desenrolar da prova já é uma das tradições do Master Rallye, onde mais do que nunca completar a competição já é por si só uma vitória.

Nos carros o dia foi de vingança para o belga Gregoire de Meivius (Nissan Pathfinder), que liderou a curta especial do dia e melhorar sua posição na classificação geral. “Em condições como estas o que mais tem me preocupado é evitar um superaquecimento do motor. Eu estou sempre mantendo um olho na trilha e outro no indicador de temperatura no meu painel”, confessou. Gregoire agora volta a ter condições de disputar a ponta do rali com o buggy de Jean-Louis Schlesser que hoje não teve um dia dos melhores mas mantém a ponta na geral com 24 minutos de vantagem para o segundo colocado.

Nas motos o dia foi de vitória germânica com a dobradinha Jurgen Mayer e Norbert Schilcher fazendo, respectivamente, a primeira e a segunda posição na especial do dia com suas KTMs. Em terceiro chegou Thierry Magnaldi que mantém a ponta na classificação geral do evento. Em quarto veio o chileno Carlo De Gavardo que permanece com o segundo lugar na geral. Os motociclistas eram os mais aliviados com o encurtamento da especial de ontem. “Com mais um dia de calor acho que ninguém teria condições de pemanecer de pé hoje. Tenho consumido mais de um litro de água por hora. É realmente impressionante que nos dois últimos dias eu tenha consumido mais água que minha motocicleta”, afirmou o piloto francês Renê Metge.

Hoje a prova entra Turkmenistão, terceiro país na rota do Master Rallye. Serão 519 km de trecho cronometrado até a capital Turkmenbashi no litoral do Mar Cáspio. A previsão ainda é de muito calor para o dia de hoje, sem alívio para ninguém.

Este texto foi escrito por: Gustavo Mansur