A cidade de Iporanga, em São Paulo, será palco do Espeleo 2005. Trata-se do 1° Encontro Técnico da Redespeleo Brasil, marcado entre os dias 26 e 29 de maio. A intenção do evento, com caráter inédito no país, pretende valorizar as técnicas essenciais utilizadas na espeleologia.
Queremos realizar um evento dois em um. Vamos mesclar o encontro técnico com as atividades de campo, explica Augusto Auler, conselheiro da Redespeleo e um dos grandes ícones da espeleologia brasileira no cenário mundial. Geralmente encontros como esse são feitos em cidades longe do local onde se pratica a espeleologia e vamos mudar isso, acrescenta.
Durante o dia haverá inúmeras atividades. Já à noite o Espeleo se torna um evento mais técnico. Tenho certeza que a mistura será interessante, porque irá atrair pessoas da área técnica e científica, finaliza Augusto Auler.
Entre as atividades previstas estão mapeamento, técnicas verticais, técnicas de prospecção e cadastramento. Os organizadores pretendem realizar o Espeleo com formato solto, em clima de confraternização, longe dos padrões convencionais dos encontros realizados até hoje. Na reunião em Iporanga, os treinamentos estarão no lugar das palestras e conferências.
Ainda haverá cursos rápidos, visita a cavernas, apresentação de relatos de explorações, projeção de filmes, vídeos e slides. Por fim, há programado um concurso de fotos amadoras e uma exposição de topografias.
Para um ano – Todos os trabalhos científicos não serão aproveitados por hora. Eles estarão guardados para serem apresentados durante o Carste 2006, que vem a ser o 2° Encontro Brasileiro de Estudos do Carste.
Para garantir a inscrição no Espeleo ou esclarecer outras dúvidas, acesse o site (www.redespeleo.org.br/espeleo2005). Há também o email espeleo2005@redespeleo.org.br
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: abril 20, 2005