Apresentação de trabalho técnico. (foto: Leda Zogbi/Divulgação)
O Primeiro Encontro Técnico da Redespeleo Brasil, mais conhecido como Espeleo 2005, aconteceu com sucesso, de acordo com seus organizadores. Entre os dias 25 e 29 de maio, na cidade de Iporanga, mais de 170 pessoas participaram do evento, que tinha como objetivo valorizar as técnicas essenciais da espeleologia.
Além dos 20 apoiadores, outras 150 pessoas representaram diversos grupos e comunidades voltadas ao assunto, de diversos estados do país.
O evento teve um enfoque prático. Durante o dia, os participantes puderam acompanhar cursos de topografia e de técnicas verticais, saídas temáticas de biologia e geologia, participar de equipes de topografia ou simplesmente passear pelas grutas do Petar, desconhecidas de uma grande parte dos participantes.
Já à noite, chegava a vez das apresentações, que foram bastante enriquecedoras e variadas, de acordo com os organizadores. As apresentações eram divididas em três grandes temas.
As atividades No dia 26 de maio, houve o lançamento da revista Quebra Corpo número 12, do Grupo Pierre Martin de Espeleologia. Ainda aconteceu homenagem especial da Redespeleo a grandes nomes locais, que contribuíram com espeleólogos na exploração de cavernas do Vale do Ribeira.
No dia seguinte, foi a vez das apresentações focadas na exploração, com descrições dos trabalhos executados em vários pontos do país. Também houve o lançamento do livro Espeleologia Noções Básicas, de Augusto Auler e Leda Zogbi.
Já no dia 28/05, aconteceram as apresentações de topografia.Ainda aconteceu a apresentação do resultado do projeto Foto na Lata realizado pela Imagem Atitude, junto a 200 crianças de Iporanga, que tiveram noções de como funcionava uma câmera fotográfica, feita artesanalmente com latas perfuradas e papel fotográfico.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: julho 5, 2005