Foto: Pixabay

Esporte de Aventura é coisa de criança

Crianças fazem clínicas durante o Camp Kids (foto: Gabriela Freitas/ www.webventure.com.br)
Crianças fazem clínicas durante o Camp Kids (foto: Gabriela Freitas/ www.webventure.com.br)

Andar de bike, praticar arvorismo, participar de uma corrida de aventura, escalar, remar, não são mais coisa apenas para gente grande fazer. Nesta quinta-feira, 12 de outubro, serão realizadas atividades ligadas a esportes de aventura em diferentes cidades e regiões do país para comemorar o Dia das Crianças. Assim como no feriado, algumas dessas atividades são realizadas durante todo o ano.

Em São Paulo o complexo cultural e recreativo do Parque da Juventude abriga o maior circuito de arvorismo em parque urbano do país, aberto a crianças a partir de 11 anos até adultos de 64 anos. Numa área de mata preservada de 16 mil m², o circuito tem 11 travessias suspensas entre as árvores, onde é possível encontrar trechos de rapel, ponte pênsil e tirolesa. Os interessados podem fazer o circuito de quinta a sábado, das 9h às 12h e das 14h às 15h30.

Os paulistas ainda têm a opção de participar da Pedalada Dia das Crianças, promovida pelo Clube dos Amigos da Bike (CAB). O evento, que pretende incentivar o esporte e principalmente o ciclismo, acontecerá no Parque das Bicicletas, em Moema, das 9h às 12h. Além de pedalar, as crianças poderão participar de sorteios e comer guloseimas à vontade.

Já no Shopping Metrô Tatuapé, foi montado pela empresa Adventures Eventos de Ação o circuito de aventura Arena Central Surf, com um percurso de arvorismo, uma parede de escalada de sete metros e uma tirolesa. As atrações funcionam de segunda à sexta, das 13h às 22h; aos sábados, das 10h às 22h; e domingos e feriados, das 14h às 20h.

No interior de São Paulo – A 54 quilômetros de São Paulo, em São Roque, é possível encontrar um circuito de arvorismo específico para crianças de 80 cm a 1,20 m de altura. A atração será lançada no feriado e permanecerá fixa no Ski Mountain Park. O Circuito Kids de Arvorismo, atividade que consiste em andar por caminhos suspensos entre árvores, tem 50 metros de extensão e seis estações.

Na cidade de Brotas também é possível encontrar atrações para crianças nas bases da Alaya, empresa especializada em turismo de aventura. O chamado Verticalhinha é um percurso de arvorismo de tamanho reduzido, próprio para crianças de até 1,45m de altura. São 18 atividades, dentre elas o Tapete de Aladim, a Travessia Ra-Tim-Bum e uma tirolesa de 50 m. O mini-rafting é outra atração do local, próprio para famílias com crianças a partir de quatro anos. Os quatro quilômetros de percurso são bastante calmos, com vários remansos. As atrações são fixas no local e disponíveis durante todo o ano.

Para os cariocas, há a opção de realizar uma série de atividades, durante quatro dias, nos moldes de uma expedição. A empresa Aribira, especializada em educação e preservação ambiental, promove diversas atividades de aventura destinadas a jovens de 9 a 15 anos. No primeiro, dos quatro dias de expedição, as crianças percorrem trilhas na Floresta da Tijuca, já no segundo, escalam e fazem rapel no Morro da Urca, além da canoagem na Bahia da Guanabara e boulder na pista Cláudio Coutinho.

No terceiro dia da expedição as atividades são o surf na Barra da Tijuca e o arvorismo. Para o último dia, fica reservada uma escalada no Pão de Açúcar. A expedição acontecerá de 12 a 15/10 e voltará a ser realizada em janeiro e julho de 2007.

Uma oportunidade boa de aliar recreação e educação é através das práticas de campo da UGGI, empresa especializada em educação ambiental. Um dos objetivos é que, por meio da natureza, o que as crianças aprendem na escola seja realmente vivenciado no meio ambiente. Durante os contatos com a natureza, que podem acontecer em diferentes locais do país, como Santos, Florianópolis e Rio de Janeiro, as crianças estão sempre acompanhadas de uma equipe responsável por essa interação.

Corrida de Aventura – O Caloi Adventure Camp é um circuito de corrida de aventura realizado a cada dois meses, que pretende viabilizar a participação daqueles que gostam do esporte, através de aulas e treinamentos. A prova, que reúne o maior número de competidores do país, criou desde 2005 sua versão infantil Adventure Camp Kids, que nas quatro etapas de 2006 irá reunir ao todo aproximadamente 700 crianças. “Eles tem muito mais diversão e curtição”, disse o criador da prova Sérgio Zolino sobre o diferencial do Camp Kids para o Camp dos adultos.

Além da corrida, o evento oferece oficinas recreativas que, segundo a organização, são sem competição e com apelo ecológico. O percurso da prova, que tem entre 10 e 15 quilômetros de extensão e duração que varia de três a cinco horas, envolve diferentes práticas, como mountain bike, canoagem, trekking, orientação e técnicas verticais. Para participar as crianças devem ter entre 6 e 16 anos, possuir uma bike e conseguir andar sem rodinhas auxiliares, além de ter bússola, mochila, tênis e roupas adequadas.

A quarta etapa do Adventure Camp/ Camp Kids acontecerá nos dias 21 e 22/10, em Caraguatatuba (SP). As inscrições vão até o dia 14/10 e, para as crianças, custam R$ 230 (completo).

Este texto foi escrito por: Roberta Spiandorim

Last modified: outubro 10, 2006

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure