Webventure

Estação Ecológica Juréia

A reserva tem 79.270 hectares (foto: Clube do Picapeiro)

No litoral Sul de São Paulo, entre Peruíbe e Cananéia encontra-se a Estação Ecológica Juréia – Itatins. Com 79.270 hectares a reserva é um verdadeiro santuário com seculares jequitibás, manguezais, montanhas, restingas, cachoeiras, rios, praias e animais como o mono-carvoeiro, o maior primata das américas, o tucano-de-bico-preto e o papagaio-de-cauda-vermelha.

Em sua fauna encontramos ipês, cedros, bromélias, samambaias, avencas e orquídeas. Tudo isso preservado e protegido, pois o acesso é limitado a apenas 8.000 hectares. E é por um pequeno trecho deste verdadeiro tesouro, passando por cidades litorâneas como Peruíbe e Iguape que o Clube do Picapeiro irá levá-lo.

A Planilha Peruíbe – Caramborê

Saindo do Centro da cidade de Peruíbe e seguindo para a Praia do Guaraú, você estará percorrendo um caminho que o levará para dentro da Estação Ecológica Juréia – Itatins. Este trecho é aberto à visitação e por ele você irá encontrar casas, quiosques e uma estrada de terra fácil de transpor. Pelo caminho, logo no início, na estreita e sinuosa estrada do Guaraú, dirija com atenção, mas não deixe de observar o mar bem ao lado desta estrada.

Ao entrar na estrada de terra. continue dirigindo com atenção, pois apesar de larga, a pista apresenta muitas ondulações e buracos, além de trânsito intenso em épocas de férias ou feriados prolongados.
Pelo caminho observe a bonita fauna local e procure conhecer as atrações que indicamos na Planilha.

Tranqüilidade – Ao chegar na praia de Caramberê, vá até a praia e, se você é daqueles que gostam de praias mais tranqüilas ainda, siga a pé, para o lado Norte da praia (de frente para o mar, a sua esquerda). No fim da praia entre as rochas e a mata, você irá descobrir uma pequena trilha que o levará até a Praia Deserta. A trilha dura aproximadamente 20 minutos, é feita sob mata mais fechada e apresenta trechos escorregadios em época de chuva, no entanto, a beleza da praia Deserta vale o esforço.

Uma dica: se estiver muito sol e você quiser ficar mais tempo na praia, dirija-se ao costão norte, pois por lá existe sombra e um pequeno veio de água doce potável. Existe também uma bica de água doce nas pedras ao sul desta praia. Não tente fazer o caminho entre Caramberê e Deserta pelas pedras, pois existem trechos perigosos e fatais.

Voltando a Caramberê e seguindo para o sul desta praia existe outra trilha que o levará, a pé até a praia do Una. Se preferir volte para o carro e continue seguindo a estrada que esta o levará até a Barra do Una . Se você tiver caiaque ou bote, o rio Una é um convite a boas remadas.

A Planilha Peruíbe – Iguape

Novamente saindo do Centro da cidade de Peruíbe, sentido Pedro de Toledo você estará se dirigindo a Iguape através de um caminho alternativo (o convencional, a partir de Peruíbe, sempre pelo asfalto, é via rodovia Padre Manoel da Nóbrega, BR 116 e SP 222). Por este caminho você seguirá, por asfalto, até o trevo da cidade de Pedro de Toledo. Neste trevo irá virar a esquerda e pouco adiante já estará percorrendo o bonito caminho conhecido como Trilha do Despraiado.

A Trilha do Despraiado é bem tranqüila, florida e arborizada,no entanto, as travessias de rio irão reservar boas doses de adrenalina. Para fazer as travessias use seus conhecimentos de pilotagem 4×4 e boa diversão. A Trilha do Despraiado termina na SP 122, neste ponto, se você quiser conhecer Iguape, entre na rodovia SP 122 e siga para esquerda. Se preferir voltar a Peruíbe, sem conhecer Iguape, vire a direita e siga até a BR 116, entre nesta rodovia, sentido SP e siga as placas indicativas para Peruíbe e Santos.

• Principais Distâncias
    – São Paulo – Peruíbe: 142 km.
    Através da Rodovia dos Imigrantes (SP 160) ou Anchieta (SP 150) e daí, sentido Litoral Sul, através da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP 055)
  • Onde Ficar
    – Em Peruíbe:
    Devaneio Praia (13) 455.7653 (no Centro de Peruíbe)