Webventure

“Estamos prontos para dar seqüencia ao rali”, diz Marcos Ermírio


Salles (esq) exibe troféu de campeão de 99 com Riamburgo (foto: Gustavo Mansur/ Arquivo Webventure)

Alto Paraíso de Goiás (GO) – Um acidente fatal marcou hoje a quarta etapa (563 km de Cabeceiras-GO a Alto Paraíso de Goiás-GO) do Rally Internacional dos Sertões. O piloto cearense Paulo Roberto Salles, da equipe Troller (168 TTD), faleceu após a batida do carro na traseira de uma carreta, no início do deslocamento da primeira para a segunda especial. É a primeira vez que morre um competidor durante o rali e foi exatamente quando não havia nenhuma disputa. De qualquer forma, o diretor de prova Marcos Ermírio de Moraes, afirma que a competição continua: “Foi um dia muito difícil, mas estamos preparados para dar seqüencia à prova.”

O navegador Antônio Wadson de Alencar sofreu apenas ferimentos leves e passa bem, mas o piloto Paulo Roberto teve diagnosticado, pelo médicos da organização, traumatismo craniano. “A gente chegou ao local, ele estava no carro ainda, relativamente, preso no habitáculo, mas em coma e com lesões importantes no rosto e no crânio. Sugeria um traumatismo craniano porque ele estava com nível de consciência bastante rebaixado e com respiração difícil”, explicou Dr. Clemar Corrêa, chefe de equipe médica.

Paulo foi levado para o Hospital de Base, em Brasília às 14h30, porém já morto. “A gente conseguiu imediatamente tirá-lo do carro, colocá-lo numa prancha, levar para dentro do helicóptero e decolar rapidamente. Mas ele faleceu instantes depois”, completou Dr. Clemar.

“Um irmão” – Com o acidente, a segunda especial (100 km) foi cancelada. “Beto era um irmão nosso. Um cara que estava acompanhando a gente desde 1996. E ninguém ia ter cabeça de continuar a prova, disse Marcelo ‘Zebra’, comentarista exclusivo da Webventure. “Infelizmente, é um coisa tradicional no Sertões. Os pilotos vêm muito atentos durante a especial e quando acaba, você quer dar aquela relaxada e se distrai um pouco”, finalizou ‘Zebra’.

Marcos Ermírio de Moraes, diretor da prova, fez um pronunciamento oficial para imprensa e afirmou que “hoje é com certeza um dia triste. É lamentável que isso tenha ocorrido com um piloto experiente colmo ele. Estamos solidários com a família nesse momento”.

Paulo Roberto Salles foi campeão do Rally Internacional dos Sertões em 1999, como navegador de Riamburgo Ximenes. Por muito tempo foi preparador de carros da Troller e, neste ano, estava representando a equipe. O corpo deve chegar amanhã à Fortaleza.

Com o prosseguimento da prova, amanhã o rali terá a quinta etapa, de 480 km, de Alto Paraíso de Goiás (GO) até Gurupi (TO).

Este texto foi escrito por: Andre Pascowitch