O espanhol Esteve Isidre (Repsol-KTM) venceu a segunda etapa do Rali do Marrocos, terceira etapa do Mundial FIM de Cross-Country assumindo a liderança na classificação geral. Esteve pilotou tranqüilo pelo deserto marroquino o que lhe permitiu alcançar os líderes de ontem Coma e o francês Cyril Despres (Gauloises-KTM), para posteriormente lhes roubar a liderança quando os dois decidiram parar em uma inédita estratégia de prova.
A menos de 100 metros da chegada, Despres decidiu parar para não ter que largar em primeiro na etapa desta sexta, abrindo a pista para os demais pilotos. Coma resolveu seguir a mesma estratégia e ambos ficaram parados durante quase meia hora observando a linha de chegada mas com os motores desligados. Finalmente Marc Coma cruzou a chegada na sexta posição e agora ocupa o quarto lugar na classificação geral com 22 minutos de diferença para Esteve. Despres caiu para a quinta posição.
Foi um pouco estranho o final da especial. Vi que Cyril (Despres) parava e como já sabia qual seria sua estratégia decidi parar também. Segui a risca o combinado com minha equipe, mas o que não esperava era que Cyril ia ficar tanto tempo esperando. Foi muito frustrante, mas se vai beneficiar a equipe, agora Esteve lidera com uma boa folga, comentou resignado o espanhol Coma.
O chefe da equipe Repsol-KTM, Jordi Arcarons, explica a inédita estratégia de deter seu principal piloto a 100 metros da linha de chegada. Hoje Marc teve que se sacrificar pela equipe. Pela manhã combinamos a estratégia de que se Despres se detivesse antes da chegada para não abrir a trilha amanhã, nós faríamos igual. A estratégia de Cyril não funcionou porque ele pensava que nós não íamos parar e assim ele poderia recuperar minutos a Marc no dia seguinte. Mas não foi assim. Ambos ficaram parados uns 30 minutos e isso permitiu que Esteve recuperasse o tempo que perdeu ontem e conseguisse a liderança na classificação. Parar não é de todo bom, porém devemos pensar como equipe. Hoje foi um grande dia para a Repsol-KTM, explicou Arcarons.
Com a estratégia de Coma e Depres a segunda colocação do dia e da geral ficou com o chileno Carlo De Gavardo (La Tercera-KTM) que compete na categoria 450cc, bem menos potente que as KTM 700cc das equipe Repsol e Gauloises.
Na terceira etapa de amanhã entre Laayoune e Oued Chebika os participantes irão percorrer 99 quilômetros no primeiro trecho cronometrado. O segundo trecho do dia será um pouco maior, com 124 quilômetros entre Foum El Oued voltando para o acampamento de Oued Chebika de onde partiram na manhã desta quinta. Os pilotos encontrão muitas dunas e por várias vezes estarão na praia ao lado do Oceano Atlântico. No final percorrerão uma depressão em Sebkha que se encontra a 55 metros abaixo do nível do mar.
Confira a classificação geral nas motos:
1. Isidre Esteve (KTM), 6h. 41min. 39seg.
2. Carlo De Gavardo (KTM), 6h. 56min. 46seg.
3. David Casteu (KTM), 7h. 02min. 50seg.
4. Marc Coma (KTM), 7h. 03min. 36seg.
5. Cyril Despres (KTM), 07h. 07min. 19seg.
Este texto foi escrito por: Webventure