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Estilo fora-de-estrada substituiu o tunning nos conceitos do Salão do Automóvel 2006


Nova versão do Wrangler é destaque entre os 4×4 (foto: Divulgação)

O estilo tunning que dominou o Salão do Automóvel 2004 foi substituído este ano pelo fora-de-estrada nos carros conceitos das montadoras brasileiras. A tendência foi trazida dos salões internacionais, como exemplo do Concept T, da Volkswagen, que foi apresentado inicialmente no Salão de Detroit em 2004.

O modelo possui motor de 240 cavalos e suspensão que se ajusta automaticamente conforme o terreno. As linhas robustas do Concept T foram as responsáveis pela mudança de design dos veículos da Volks desde então.

Na Fiat, o FCC Adventure se assemelha aos carros do Campeonato Mundial de Cross-country, com perfil baixo, mas grande distância do solo e suspensão de curso longo. Foi inteiro desenvolvido no Brasil pela equipe do designer Paulo Nakamura. “Misturamos o conceito de um cupê esportivo, de 2 lugares, com a linha adventure. Rodas grandes e altura maior do solo”, explicou. O FCC Adventure tem o motor 2.4 litros do Stilo.

A montadora apostou ainda mais na linha Adventure no 24° Salão do Automóvel, que terminou ontem em São Paulo, e montou uma loja de roupas com a marca. Assim como nas edições anteriores, uma réplica do Palio que Luis Tedesco compete no Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade também esteve exposta, assim como os produtos da parceria Fiat e Try On.

Realidade – Mais próximo do que os brasileiros estão acostumados, a Chevrolet equipou a perua do lançamento Prisma, na plataforma do Celta, com acessórios que remetem aos veículos off-road. Rodas e pneus maiores tornam o veículo mais alto do solo do que o original.

Na mesma linha, a Ford expõe o Fiesta Trail conceito, mais equipado que o kit a venda nas concessionárias, pelo preço de R$ 2.500 em média. A motorização do conceito não muda, porém ele é mais alto em relação ao solo e tem mais detalhes no design, como lanternas novas. No mesmo estande está a Ranger preparada de rali que compete o Campeonato Brasileiro e o Rally dos Sertões.

Depois de apreciar conceitos que vão nortear a produção brasileira nos próximos anos no 24° Salão do Automóvel, o visitante pôde conhecer alguns modelos que unem conforto da cidade e força de um fora-de-estrada disponíveis no mercado.

A Chevrolet volta a apostar na Tracker, a SUV criada no Japão que chegou ao mercado brasileiro originalmente em 2004. As versões 4×4 da S10 e Blazer também são opções. A Toyota expôs os modelos da nova Hylux, já com novidades para 2007.

Destaque para o novo Jeep, que mesmo com a frente tradicional da marca, ganhou linhas mais suaves e o interior de um carro de passeio.

Novas marcas – O Salão do Automóvel 2006 apresentou duas novas marcas que estarão no mercado brasileiro em 2007. Ambas apostam no mercado off-road. A Indiana Mahindra irá comercializar inicialmente SUVs e picapes, produzidos na fábrica brasileira, ainda em construção.

Já a Tecnologia Automotiva Catarinense (TAC) aproveitou o salão para fazer uma pesquisa de mercado para os possíveis lançamentos do segundo semestre do ano que vem. A montadora do Sul do país projetou o primeiro 4×4 flex do mercado brasileiro, o Stark (força, em alemão).

Este texto foi escrito por: Daniel Costa