Webventure

Estrada Real de corrida define vencedores


Dupla na saída do acqua trekking. (foto: Roney Flavio Ribeiro)

A 1ª etapa do Circuito Estrada Real de Corrida de Aventura aconteceu no último sábado (11/06) na cidade de Sabará (MG) e teve 80 km de percurso.

A prova, que durou mais de 12 horas e teve as modalidades orientação, trekking, mountain bike, técnicas verticais (rapel), bike&run, acqua trekking e bóia. Além de Sabará, uma das mais antigas cidades da Estrada Real, os atletas também passaram por Morro Vermelho, distrito de Caeté.

Vencedores – O primeiro a completar o percurso foi Ricardo Guilarducci, mineiro de Três Corações. O atleta, que participou de uma corrida de aventura pela primeira vez, concluiu o percurso em 6h14min54s, quase 20 minutos à frente do segundo colocado. “O mais importante nessa corrida foi saber me orientar. O fato de eu ser militar, me ajudou muito. Ainda me perdi no final, dei uma errada de 500 m e quase que entreguei a vitória”, explicou.

Depois dele, chegaram Frederico Nicácio, Gustavo Andrade, Dário Moreira e Marcelo Cardoso, completando a zona de pontuação. Ao todo, 15 atletas participaram da categoria Solo, uma das grandes novidades do Circuito Estrada Real de Corrida de Aventura. “É uma prova muito legal, porque trabalha forte no psicológico. Você está sozinho no meio do mato e nunca sabe se está certo. É uma categoria bastante interessante e divertida”, explicou Fred Nicácio, segundo colocado.

Na categoria Dupla, os irmãos Fernanda e Carlos Eduardo Maciel, da equipe Brotherhood, concluíram o percurso em 07h42min04s e terminaram na primeira colocação. Os dois apontaram o acqua trekking como o trecho mais difícil da competição.

“A água estava muito fria e a correnteza era forte. Foi a pior parte, depois disso foi só “socação” para conseguir chegar na frente dos marmanjos. Foi legal, foi a primeira vez que eu orientei e correr com meu irmão foi uma sensação diferente”, afirmou Fernanda. Além do primeiro lugar geral das duplas geral, eles faturaram também a primeira colocação nas duplas mistas.

Marion Pires e Jéferson Siqueira, da equipe EsSA, ficaram na segunda colocação geral e faturaram o primeiro lugar nas duplas masculinas. “A prova foi difícil, mas foi também um bom treino para a gente, que é militar e tem que estar treinado com essas situações”, explicou Marion. Depois deles vieram as duplas Dagerais, Dinossauros do Mountain e Maori.

A principal disputa, porém, ficou mesmo na categoria quarteto. As equipes Minas Explorer, Carcará e Quimera revezaram na primeira colocação durante boa parte da prova. Apenas no terço final da prova que a equipe Quimera conseguiu abrir alguma vantagem e partir para a vitória. A equipe, composta por Carlos Vidal, Gustavo Andrade, Eduardo Pereira e Karine de Oliveira ainda sofreu um susto no final. “Estávamos com uma vantagem boa e, de repente, começamos a ver umas bikes atrás da gente. O último quilômetro foi todo no sprint e não sabíamos quem terminaria na frente”, afirmou Carlos, ainda sem saber que a outra equipe, na verdade, não tinha completado todo o percurso.

Os vencedores completaram o percurso em 11h06min16s, seguidos pela equipe Carcará, que concluiu com 12h17min50s. O time que terminou na segunda colocação era formado por Juliana Franqueira, Arthur Costa, Lucas de Azevedo e Marcelo Faria. “Nunca tinha corrido prova curta e achei muito mais difícil, o ritmo é muito forte o tempo todo e hoje estou muito cansada. Mas amanhã, quando lembrar tudo o que eu fiz, vou passar o dia inteiro sorrindo”, afirmou Juliana.

Na terceira colocação ficou a equipe Minas Explorer, seguida pelo Planetaventuras e pelo Neguinhos da Aldeia. A próxima etapa do Circuito Estrada Real de Corrida de Aventura será realizada no dia 10 de setembro, em local não definido.

Este texto foi escrito por: Webventure