Dupla na saída do acqua trekking. (foto: Roney Flavio Ribeiro)
A 1ª etapa do Circuito Estrada Real de Corrida de Aventura aconteceu no último sábado (11/06) na cidade de Sabará (MG) e teve 80 km de percurso.
A prova, que durou mais de 12 horas e teve as modalidades orientação, trekking, mountain bike, técnicas verticais (rapel), bike&run, acqua trekking e bóia. Além de Sabará, uma das mais antigas cidades da Estrada Real, os atletas também passaram por Morro Vermelho, distrito de Caeté.
Vencedores – O primeiro a completar o percurso foi Ricardo Guilarducci, mineiro de Três Corações. O atleta, que participou de uma corrida de aventura pela primeira vez, concluiu o percurso em 6h14min54s, quase 20 minutos à frente do segundo colocado. O mais importante nessa corrida foi saber me orientar. O fato de eu ser militar, me ajudou muito. Ainda me perdi no final, dei uma errada de 500 m e quase que entreguei a vitória, explicou.
Depois dele, chegaram Frederico Nicácio, Gustavo Andrade, Dário Moreira e Marcelo Cardoso, completando a zona de pontuação. Ao todo, 15 atletas participaram da categoria Solo, uma das grandes novidades do Circuito Estrada Real de Corrida de Aventura. É uma prova muito legal, porque trabalha forte no psicológico. Você está sozinho no meio do mato e nunca sabe se está certo. É uma categoria bastante interessante e divertida, explicou Fred Nicácio, segundo colocado.
Na categoria Dupla, os irmãos Fernanda e Carlos Eduardo Maciel, da equipe Brotherhood, concluíram o percurso em 07h42min04s e terminaram na primeira colocação. Os dois apontaram o acqua trekking como o trecho mais difícil da competição.
A água estava muito fria e a correnteza era forte. Foi a pior parte, depois disso foi só socação para conseguir chegar na frente dos marmanjos. Foi legal, foi a primeira vez que eu orientei e correr com meu irmão foi uma sensação diferente, afirmou Fernanda. Além do primeiro lugar geral das duplas geral, eles faturaram também a primeira colocação nas duplas mistas.
Marion Pires e Jéferson Siqueira, da equipe EsSA, ficaram na segunda colocação geral e faturaram o primeiro lugar nas duplas masculinas. A prova foi difícil, mas foi também um bom treino para a gente, que é militar e tem que estar treinado com essas situações, explicou Marion. Depois deles vieram as duplas Dagerais, Dinossauros do Mountain e Maori.
A principal disputa, porém, ficou mesmo na categoria quarteto. As equipes Minas Explorer, Carcará e Quimera revezaram na primeira colocação durante boa parte da prova. Apenas no terço final da prova que a equipe Quimera conseguiu abrir alguma vantagem e partir para a vitória. A equipe, composta por Carlos Vidal, Gustavo Andrade, Eduardo Pereira e Karine de Oliveira ainda sofreu um susto no final. Estávamos com uma vantagem boa e, de repente, começamos a ver umas bikes atrás da gente. O último quilômetro foi todo no sprint e não sabíamos quem terminaria na frente, afirmou Carlos, ainda sem saber que a outra equipe, na verdade, não tinha completado todo o percurso.
Os vencedores completaram o percurso em 11h06min16s, seguidos pela equipe Carcará, que concluiu com 12h17min50s. O time que terminou na segunda colocação era formado por Juliana Franqueira, Arthur Costa, Lucas de Azevedo e Marcelo Faria. Nunca tinha corrido prova curta e achei muito mais difícil, o ritmo é muito forte o tempo todo e hoje estou muito cansada. Mas amanhã, quando lembrar tudo o que eu fiz, vou passar o dia inteiro sorrindo, afirmou Juliana.
Na terceira colocação ficou a equipe Minas Explorer, seguida pelo Planetaventuras e pelo Neguinhos da Aldeia. A próxima etapa do Circuito Estrada Real de Corrida de Aventura será realizada no dia 10 de setembro, em local não definido.
Este texto foi escrito por: Webventure