Silvano Janes levou a melhor na 55-59 anos (foto: Divulgação/ Eduardo Schaucoski)
Os atletas estrangeiros estão dominando o Mundial Master de Mountain Bike, que acontece desde a última sexta (10), em Balneário Camboriú (SC). No segundo dia de competições, o francês Jean Malot e o norte-americano David Tinker Juarez sagraram-se campeões nas categorias 50-54 anos e 45-49 anos respectivamente.
Segundo Malot, atual campeão europeu e francês da modalidade, a grande dificuldade no percurso de 5.250 metros foi o terreno. Foi um circuito duro e as descidas são técnicas com trechos com pedrinhas escorregadias. Gostei muito do Brasil e do povo simpático, disse o atleta.
O francês completou a prova em 1h25min47, um minuto e meio a frente do norte-americano Kevin Hines (1h27min17) e mais de dois minutos a frente do italiano Giuseppe Zamparini (1h28min09). O melhor brasileiro na prova foi Adolfo José Mariano Oliveira, que ficou na 7ª colocação.
45-49 – Na categoria 45-49 anos, a lenda do esporte David Tinker Juarez não deu chances aos outros competidores, liderando a prova desde o início. Além disso, o atleta, que pratica o MTB há 36 anos, quebrou o recorde do circuito com uma volta de 17min48.
É incrível, mas mesmo após todo esse tempo ainda fico nervoso na véspera da corrida. Agradeço a Deus por mais esse título. Eu larguei na frente e procurei me manter na frente, pois estava preocupado com a chuva, pois com a pista molhada eu não sou tão muito técnico e as coisas poderiam se complicar, disse o campeão, que terminou o percurso em 1h42min14.
O francês Stephan Jean-Paul (1h45min27) e o colombiano Joselin Saavedra (1h50min32) completaram as três primeiras colocações. Na categoria, o melhor brasileiro foi Oswaldo José dos Santos, o Oswaldão, que se manteve na quinta colocação do início até o final.
Na última sexta (10), aconteceram as disputas de outras duas categorias no Mundial Máster de MTB. Na 55-59 anos, a vitória ficou com o italiano Silvano Janes, que liderou o percurso desde o início, fechando a prova em 1h02min47.
O percurso é muito duro e técnico. Gostei muito. Eu vivo perto das montanhas Dolomitas e gostei de correr num percurso variado com praias e montanhas, contou Janes, que terminou a frente do norte-americano Robert Anderson (1h12min16) e do colombiano Arturo Bejarano (1h15min22).
Na Over 60, domínio francês: André Fosse sagrou-se bicampeão da disputa, seguido por Christian Jupillat. O britânico Victor Barnett ficou com a medalha de bronze. O brasileiro Evilásio Wielewski assegurou a quarta colocação.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: setembro 11, 2010