Foto: Pixabay

Estrangeiros são favoritos no Rally da Graciosa

Redação Webventure/ Offroad

Punto do IRC (foto: Divulgação)
Punto do IRC (foto: Divulgação)

Depois de dez anos de domínio brasileiro, o Rally da Graciosa tem como principais favoritos os competidores estrangeiros. Nesta edição, a prova integra o calendário do Intercontinental Rally Challenge (IRC), o que faz aumentar a qualidade e o número de duplas de fora do país. A etapa, válida pela segunda do ano do IRC, pelo Sul-Americano e pelo brasileiro, será entre os dias 4 e 7 de março, em Curitiba.

Mais tradicional prova do país, a Graciosa já foi dominada por argentinos, paraguaios e uruguaios, que venceram absolutamente todas as edições da prova entre 1992 e 2001. Uma superioridade técnica que voltará a ser vista em 2009. Só que em dimensões ainda maiores. Agora, a lista de inscritos contará também com ingleses, franceses, belgas, italianos, finlandeses. Não foi à toa que este passou a ser chamado Rally Internacional de Curitiba. Vale lembrar, que esta será a primeira que o IRC tem uma etapa na América do Sul.

Apesar de não estar finalizada, a lista de inscritos já traz uma idéia da qualidade dos participantes desta edição do Rally. Começando pelos atuais campeões, os franceses Nicolas Voilloz e Nicolas Klinger, que disputarão a prova com um Peugeot 207 S2000. Mesmo modelo que venceu a etapa abertura da temporada do IRC, o Rally de Monte Carlo. Carro, aliás, que estará no Brasil. Aqui, nas mãos da dupla inglesa Kris Meeke e Paul Nagle, que excepcionalmente nesta prova ocuparão o cockpit pertencente aos ganhadores da competição que abriu o campeonato de 2009, os franceses Sebastien Ogier e Julien Ingrassia.

Como os britânicos Kris Meeke e Paul Nagle bateram forte na primeira etapa do ano e o carro não teve condições de ser reparado para a prova brasileira a solução foi tomar emprestado o Peugeot da dupla Ogier e Ingrassia que não virá ao Brasil. Na ausência deles, ganham força os belgas Freddy Loix e Isidoor Smets, que ocupam o segundo lugar no campeonato, pilotando também um Peugeot 207 S2000.

Após o domínio do Peugeot na etapa inicial (quando ocupou os três primeiros lugares), os pilotos da Abarth Fiat terão a chance de dar o troco no Brasil, com o Grande Punto. Dois desses carros estarão na prova. Um para os italianos Giandomenico Basso e Mitia Dotta, outro para os finlandeses Anton Alen e Timo Alanne. As duas duplas estiveram testando recentemente na Toscana, na Itália, no piso que mais se aproxima do que eles encontrarão nos trechos brasileiros.

Mas os europeus não são os únicos favoritos no Rally Internacional de Curitiba. Há um sul-americano com boas chances de incomodá-los: o argentino Marcos Ligato, que correrá com Ruben Garcia, pilotando um Mitsubishi Evo 10. Marcos Ligato não só reúne a experiência de ralis disputados no mundo inteiro, inclusive no WRC, o World Rally Championship, como também conhece bem o tipo de rali disputado no Brasil. Ele chegou a vencer uma edição do Rally da Graciosa, em 2000, na época com um Subaru Impreza, já no final dos dez anos de domínio estrangeiro na prova. Que tem tudo para se repetir em 2009. Seja com os sul-americanos, seja com os europeus.

Na lista, por enquanto, há apenas um representante brasileiro inscrito na principal categoria do IRC, a N4. É o atual vice-campeão brasileiro de rally, Oswaldo Scheer, que disputará o Rally Internacional de Curitiba com um Mitsubishi Evo 9, com Gilson Rocha. A lista inicial de inscritos conta com 34 carros divididos entre IRC, Rally Codasur e Campeonato Brasileiro de Rally. A etapa vale para os três calendários. O parque de apoio do rali será montado dentro do autódromo local, que no mesmo fim de semana receberá também uma prova do WTCC World Touring Car Championship.

Todos os vencedores do Rally da Graciosa

2008

Édio Füchter / Gilvan Jablonski (BRA)
Mitsubishi Lancer Evo 9

2007

Édio Füchter / Lelo Perdigão (BRA)
Mitsubishi Lancer Evo 9

2006

Juliano Sartori / Rafael Sartori (BRA)
Subaru Impreza

2005

Ulysses Bertholdo / Gilberto Barricati (BRA)
Mit. Lancer EVO VIII

2004

Ulysses Bertholdo / Armando Miranda (BRA)
Mit. Lancer EVO VII

2003

Juliano Sartori / Rafael Sartori (BRA)
Mit. Lancer EVO V

2002

Tino Vianna / Edu Paula (BRA)
Subaru Impreza

2001

Federico Villagra / Javier Villagra (ARG)
Mit. Lancer EVO VI

2000

Marcos Ligato / Ruben Garcia (ARG)
Subaru Impreza

1999

Christian Rosiak / Hugo Thomas (ARG)
Mit. Lancer EVO IV

1998

Francisco Gorostiaga / Victor Aguilera (PAR)
Lancia Delta Integrale

1997

Gabriel Mendez / Carlos Villete (URU)
Toyota Celica

1996

Gabriel Rais / José Volta (ARG)
Renault Clio Williams

1995

Marco Dario Galanti / Ivan Dumont (PAR)
Toyota Celica

1994

Marco Dario Galanti / Ivan Dumont (PAR)
Toyota Celica

1993

Gabriel Mendez / Felipe Mercader (URU)
VW Gol GTI

1992

Gustavo Pisano / Felipe Mercader (URU)
VW Gol GTI

1991

Paulo Lemos / Ricardo Costa (BRA)
VW Gol GTI

1990

Reinaldo Varela / Sergio Lima (BRA)
VW Gol GTI

1989

Édio Füchter / Ricardo Costa (BRA)
VW Gol GTI

1988

Édio Füchter / Ricardo Costa (BRA)
VW Gol GTI

1987

Paulo Lemos / Arthur Cezar Carvalho (BRA)
VW Gol GTI

1985

Claudio Antunes / Olavo Barbour (BRA)
VW Passat

1984

Cesar Vilela / José Baranovisk (BRA)
GM Monza

1983

Paulo Lemos / Arthur Cezar Carvalho (BRA)
VW Voyage

1982

Sady Bordin / Dario Araújo (BRA)
VW Voyage

1981

Jorge Fleck / Sylvio Klein (BRA)
VW Gol

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: fevereiro 17, 2009

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure