Webventure

Estratégia correta na noite de hoje será essencial no Rally dos Sertões


Revisão nos veículos é essencial (foto: Ricardo Leizer)

Direto de Luis Eduardo Magalhães (BA) – Após um longo e exaustivo dia, os pilotos e mecânicos tem uma preocupação a mais na noite de hoje: revisar tudo para a etapa maratona. A partir de amanhã a noite, na chegada à Barra (BA), não é permitido fazer nenhum conserto ou troca de peças nos veículos.

“Hoje é o dia decisivo para o rali”, afirma Riamburgo Ximenes, que explica: ”os mecânicos e equipes estão bastante cansados e isso pode comprometer algum competidor, não por irresponsabilidade, mas por fadiga da própria equipe”, disse o experiente piloto, que corre ao lado de Stanger Eller.

Para ele, o essencial é trocar o eixo, semi-eixos, diferencial e fazer toda a verificação de rotina no carro, como rolamentos, mangueiras, etc. “Se Deus quiser, recebo um carro bem revisado. Além de trocar as peças que já estão fadigadas, por conta da metade do rali, para enfrentar a etapa decisiva”, disse Riamburgo.

Para o piloto Jean Azevedo, a precaução é um fator decisivo. “É hora de preparar o veículo, pois teremos a etapa maratona e hoje já economizamos bastante o carro. Agora é começar a administrar para chegarmos até o final sem problemas. Hoje é como se fosse o dia de descanso do Dakar, vamos dar uma geral no veículo, trocar algumas coisas por prevenção já que passamos da metade do rali em quilometragem”, comentou o piloto.

Motos – Nas motos, a precaução não é diferente, e Deni do Nascimento, segundo colocado na geral, será mais ousado e fará a troca do motor para garantir bons resultados. “Para essa etapa vamos trocar o motor, pois ontem me atrasei no deslocamento e tive que forçar demais. Andei cerca de quatro horas em velocidade máxima e acho que meu motor pode ter danificado alguma coisa. Por isso iremos colocar outro motor e pneu mais duro, para ver se consigo fazer os dois dias”, disse o piloto.

Sobre a etapa desta segunda-feira (29), entre Luis Eduardo Magalhães e Barra (BA), Deni afirma: “amanhã é um dia para andar com mais cautela, pois serão dois dias sem manutenção. É um dia para se respeitar. Mas não pode deixar de acelerar. A adrenalina sobe, mas tem que se controlar”, avisa.

Este texto foi escrito por: Thiago Padovanni