Foto: Pixabay

Estratégia – O Segredo para o Sucesso

Redação Webventure/ Parceiros

Wanderlei de Oliveira  Diretor Técnico do Pão de Açúcar Club (foto: )
Wanderlei de Oliveira Diretor Técnico do Pão de Açúcar Club (foto: )

Como o planejamento estratégico pode auxiliar um atleta ou equipe em uma competição?

Vamos tomar como referência a 9ª Maratona Pão de Açúcar de Revezamento, realizada no domingo passado, um evento que reuniu mais de 14 mil atletas, e muitas pessoas se questionavam como foram formadas as equipes dos vencedores e as 3 mil equipes que participaram da prova.

Quando o técnico vai selecionar os atletas para integrar sua equipe, ele verifica o tempo de cada um e projeta o tempo final possível a ser atingido.

Vários fatores são levados em conta, como por exemplo: – qual o corredor mais rápido, o mais forte, o líder da equipe, o que possui mais garra, o que corre melhor em subida, o mais agitado e ansioso – (normalmente este atleta costuma ser o primeiro da equipe), qual o mais tranqüilo.

De posse de todos estes fatores e informações, os atletas são posicionados estrategicamente de acordo com seus pontos mais fortes, para que a equipe possa atingir o seu máximo no momento da competição.

A integração e sinergia entre técnico e atletas é outro fator de suma importância para que tudo de certo na hora certa, além é claro da determinação pessoal de cada atleta de se auto superar em prol da equipe.

No atletismo de alta competição onde frações de segundos determinam uma equipe vencedora, tudo tem que ser analisado, e muito bem sincronizado, para que no momento da execução seja feito com a mais naturalidade possível.

Já nas provas pedestres, muitas vezes um companheiro de equipe pode suprir ou recuperar o tempo perdido pelo outro integrante (uma vez que as distâncias são mais longas e realizadas em percursos variados que compreendem subidas, retas e descidas).

Como curiosidade, o recorde mundial da maratona é do marroquino (naturalizado americano) Khalid Khannouchi de 29 anos, que no dia 24 de outubro de 1999, cravou o cronômetro em 2h05’42”, média de 2’58 por quilômetro, em Chicago. A equipe do Cruzeiro Esporte Clube de Minas Gerais, vencedora da 9ª Maratona Pão de Açúcar de Revezamento, composta por 8 atletas completou a distância em 2h04´31, média de 2´57 por quilometro.

No cinema, a força de uma equipe ficou sintetizada na seguinte frase “um por todos e todos por um”.

Este texto foi escrito por: Wanderlei de Oliveira

Last modified: outubro 18, 2001

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure