Estratégia será fundamental na primeira etapa do Haka MTB (foto: Murilo Mattos/ www.webventure.com.br)
A primeira etapa do Haka MTB, que acontecerá nos dias 03 a 05 de junho, entre as cidades de Atibaia e Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, exigirá muito da estratégia de revezamento dos atletas que estiverem competindo em equipes. Isso porque o percurso de 215 quilômetros promete grandes desafios, principalmente nos trechos do primeiro e terceiro dias.
Sabendo das dificuldades, o organizador de evento, Leonardo Barbosa, acredita que os competidores mais experientes devam fazer a prova no final dos dias. Uma estratégia interessante para o primeiro dia, por exemplo, é a de um ciclista iniciar a prova e percorrer os trechos Atibaia a Bom Jesus dos Perdões, Bom Jesus dos Perdões a Piracaia, e Piracaia Joanopolis, todos fáceis de serem percorridos. No final do dia, o trecho mais complicado, de Joanópolis a Monte Verde, com mais de 700 metros de desnível em cerca de 40 quilômetros, pode ser reservado para os mais experientes e preparados, explicou.
Outro ponto importante na escolha dos atletas que farão cada percurso será o valor de cada trajeto. De acordo com o nível técnico, definido pela organização como mais exigente no primeiro dia, intermediário no segundo e mais fácil no terceiro, cada trecho terá um peso: três, dois e um, respectivamente. As equipes deverão considerar também essas diferenças em suas estratégias, disse Léo.
Este texto foi escrito por: Webventure