Não bastasse ser a primeira participação de José Augusto Neto no Cerapió, também é a estreia ao lado de seu navegador, Paulo Gonçalves. Mas isso não parece ser problema para a dupla, que largou nesta quinta-feira (26) na liderança da categoria graduado especial entre os carros.
José compete em provas off-road há 7 anos, mas começou a carreira como navegador, até ser demitido do cargo. Pense em um navegador horrível!, admitiu o cearense. Depois de escolher trocar de banco dentro do carro, a carreira deslanchou.
O piloto participa de ralis monomarcas pelo Nordeste, além do campeonato cearense ao lado de Jeferson Nobre, que lidera a categoria novatos entre os quadriciclos por isso, José teve que optar por outro navegador. Conheço o Paulo muito bem, mas nunca corremos juntos. Ele tem muita experiência, já foi piloto, e acho que nosso resultado se deve mais ao trabalho dele do que o meu, reconheceu.
Receita de sucesso. A dupla tem 57 pontos acumulados, com dois primeiros lugares, um segundo e um terceiro, nas quatro primeiras etapas da competição. Para o piloto, além do trabalho de seu navegador, concentração tem sido fundamental para sustentar a liderança. A diferença em todas as etapas está em segundos. Na quarta-feira, menos de 1 segundo definiu o resultado. Desde a hora da largada até o fim, precisamos estar concentrados todo o tempo. Não dá pra cochilar, avaliou.
Como líderes, são sempre os primeiros a largar, abrindo a trilha para os carros, o que representa uma nova dificuldade. É mais fácil de errar, e ainda beneficiamos os que saem logo atrás de nós, já que podem ver onde erramos e fazer certo. Temos uma responsabilidade maior por isso, mas tem dado tudo certo. Acredito que estamos merecendo, tivemos um bom entrosamento e estamos com sorte. Pretendo ficar entre os três primeiros em todas as etapas para garantir o título, contou.
A dupla compete com um Troller com alterações na programação eletrônica, para aumentar a potência.
Terceiro dia. A quinta-feira marcou a entrada do Cerapió no Piauí, com mais duas etapas somando 270 quilômetros de competição em quase 8 horas de prova. Saindo de Sobral, os veículos pegaram a Serra do Jordão, uma parede que praticamente envolve a cidade. Em seguida seguiram em regiões de montanha até a proximidade de Domingos Mourão, já no Piauí, onde pegaram um trecho de 15 quilômetros de areia pesada. Por fim, uma subida íngreme até a região de Pedro II, por uma estrada de calçamento feito de pedra, até o Mirante do Gritador.
Este texto foi escrito por: Daniel Costa, direto de Pedro Segundo (PI)
Last modified: janeiro 26, 2012