Webventure

Estrela brasileira Robert Scheidt segue para o Mundial em Fortaleza


Scheidt pode chegar ao octocampeonato (foto: Cristina Degani/ www.webventure.com.br)

Não é como disputar em casa… a casa de Robert Scheidt ainda são as águas da represa do Guarapiranga, na zona sul da capital paulista, onde o bicampeão olímpico e hepta mundial Robert Scheidt treina para suas competições. Do Yatch Clube de Santo Amaro, a estrela brasileira falou ontem sobre adversários no Mundial de Fortaleza que acontece no fim de setembro da condição de porta-voz brasileiro da Volvo Ocean Race, de suas expectativas e da cobrança em ser octacampeão.

O Mundial de Internacional de Vela (ISAF) acontece na raia do Marina Park Hotel, em Fortaleza (CE). Scheidt viaja para a capital cearense nesta sexta (02), para o início dos treinamentos com os demais brasileiros já garantidos no Mundial: Bruno Fontes (SC), André Streppel (RS) e Eduardo Couto (RJ).

Há 20 dias, em Cartagena, na Espanha, Scheidt conquistou o 100º título da classe Laser em sua carreira (são 121 contando outras classes). “O título europeu me deu um novo ânimo para vencer o Mundial em casa”, disse o atleta. “Estou em um momento muito bom e os treinamentos de julho, em Ilhabela, foram bastante positivos.”

Adversários – O velejador paulistano falou dos concorrentes na competição, como o inglês Paul Goodison, vice-líder do ranking, quarto colocado na Olimpíada de Atenas e campeão da Semana de Kiel, na Alemanha, em junho. “É um velejador experiente, meu adversário há oito anos. É muito forte e gosta de competir com ventos fracos ou médios.”

O australiano Tom Slingsby é para Scheidt “a sensação do ano”, após os títulos da Semana de Hyères, na França, e da Holland Regatta, antiga Semana de Spa, resultados que o alçaram ao 9º lugar do ranking mundial. “Ele é o sucessor do Michael Blackburn ex-líder do ranking – e despontou em 2005. É uma revelação da classe Laser e ficou entre os cinco primeiros em todas as competições do ano. É um velejador de muita força e muito bom em ventos fortes.”

O austríaco Andreas Geritzer não obteve bons resultados em 2005, mas chega credenciado pela medalha de prata em Atenas no ano passado e pela atual quarta posição no ranking da ISAF. “É um velejador novo e em ascensão. Por ser pesado, está mais adaptado aos ventos fortes e surpreendeu na Olimpíada de Atenas, onde foi segundo apesar dos ventos fracos.” Outro forte concorrente de Scheidt é o esloveno Vasilij Zbogar, medalha de bronze em Atenas e terceiro do ranking. “Ele era bastante irregular, mas se firmou e ganhou muita confiança com o bronze olímpico.”

O Campeonato Mundial é a oitava disputa de Robert Scheidt em 2005. Antes, ele foi bicampeão do Suunto Match Race, campeão brasileiro pela 11ª vez, hexacampeão da Europa Cup, na Holanda, 7º na Holland Regatta, antiga Semana de Spa, 3º na Semana de Kiel, na Alemanha, e campeão da Semana de Monotipos da Semana de Vela de Ilhabela e do Europeu de Laser, na Espanha.

Calendário em Fortaleza

Campeonato do Norte-Nordeste
Marina Park Hotel – Fortaleza (CE)
7 a 10 de setembro, com duas regatas diárias e um descarte com cinco ou mais provas

Campeonato Mundial
Marina Park Hotel – Fortaleza (CE)
Fase classificatória: 22 a 25 de setembro, com duas regatas diárias e flotilhas separadas. Fase final: 26 a 28 de setembro, com duas regatas diárias e flotilha única. Serão dois descartes, sendo um para cada fase do campeonato.

Este texto foi escrito por: Webventure