Webventure

Estudos abordam o turismo sustentável na Amazônia


Estudos abordam alternativas para turismo sustentável (foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira, 14/12, serão apresentados dois estudos sobre o mercado do turismo sustentável na Amazônia durante uma reunião entre a equipe do Programa de Desenvolvimento do Ecoturismo na Amazônia Legal (Proecotur) e o Grupo Técnico de Coordenação do Ecoturismo na Amazônia. Nestas pesquisas foram analisadas as condições atuais do turismo na região, assim como as características que podem ser potencializadas e melhoradas na região.

De acordo com o Estudo de Mercado do Turismo Sustentável para a Amazônia Legal, apenas 0,05% dos turistas estrangeiros viajam para a Amazônia, no entanto a região tem potencial para atrair até 3 milhões de visitantes. O alvo na campanha do turismo sustentável são os turistas americanos, alemães, franceses, chineses e japoneses, já que foi detectado que o mercado internacional é o mais interessado na região.

Outra conclusão foi a de que viagens que englobam além da visita a Amazônia, outras regiões do país e da América Latina podem atrair mais interessados. Ainda de acordo com o estudo, não são necessários grandes investimentos em obras, mas sim boas estratégias para o transporte, infra-estrutura e oferta de serviço e produtos, sempre levando em conta a qualidade e as questões ambientais.

O Diagnóstico da Oferta Turística Efetiva e Potencial da Região Amazônica trata-se do estudo da atual situação da região, fornecendo dados sobre a infra-estrutura disponível no local, a oferta e as condições apresentadas atualmente. Outra função foi detectar os principais atrativos e potencialidades, além das fragilidades.

Objetivo – Os estudos antecedem a elaboração da Estratégia de Desenvolvimento do Turismo Sustentável para a Amazônia Legal, que será responsável por orientar os investimentos dos ministérios do Turismo e Meio Ambiente e dos governos na região. O principal objetivo é que a Amazônia seja alternativa para o desenvolvimento sustentável na região.

Este texto foi escrito por: Webventure