No ano passado, em meados do segundo semestre, foi criada a Categoria Pró Etanol para os carros, em cumprimento das ações voltadas em favor da natureza e que buscam políticas contra a poluição e agressão ao planeta.
Pouco depois de sua criação, a categoria ganhou adeptos renomados, como Klever Kolberg e Maurício Neves. Defensor da ideia e um dos pioneiros no uso do etanol como combustível, Maurício, que também é preparador de carros, defende a bandeira de que os veículos movidos a este tipo de combustíve, são mais baratos, ágeis e extremamente competitivos. “O diesel dominou por mais de dez anos, mas agora o etanol tem uma chance”, afirma.
“O carro que será usado para a disputa passa por uma profunda transformação, o que o torna mais resistente, leve, confiável, competitivo, barato e ecologicamente correto. Desta forma, as picapes passam a carregar com elas outra palavra além do etanol, que é reciclar… Aliás, é isso que estamos fazendo com as L200 mais antigas, que estavam sem uso nas oficinas”, completa Maurício.
Na edição de 2011, o piloto levará para a categoria mais três carros. Porém, ele tem a expectativa de que este número triplique, alcançando a margem de nove veículos. Para o Campeonato Brasileiro de Cross-Country, a categoria Pró-Etanol deverá ser engrossada pela dupla Luiz Carlos Nacif e Humberto Ribeiro, que já vivenciou a experiência de dirigir uma L200 Protom.
“Na época ela estava em testes e agora teremos novas evoluções. Quero testá-la exaustivamente para que fique bem ajustada para toda a temporada 2011”, justifica Nacif.
Este texto foi escrito por: Webventure