Webventure

Etapa de trekking em Suzano recebeu 129 equipes

O colunista de trekking George Hirata faz uma análise da última etapa do Campeonato Paulista de Trekking e aponta os possíveis vitoriosos na temporada 2005. Acompanhe.

Com a presença de 43 equipes graduadas e 86 trekkers, foi realizada, neste domingo, dia 18, nas dependências e redondezas do Magic City (www.magiccity.com.br), a etapa conjunta do Campeonato Paulista de Trekking (www.enduroape.com.br) e Copa Alto Tietê de Trekking (www.copaaltotiete.com.br).

O local, conhecido como “a cidade mágica da diversão”, fica próximo da cidade de Suzano e é composto por um parque aquático, um parque de diversões e uma área especial com ofurôs (banheiras japonesas), hidromassagens e piscinas aquecidas.

Lama, rios e neblina desafiam os competidores – Foi uma prova de excelente nível técnico, em terreno montanhoso, com muitas subidas – algumas com ajuda de cordas e muitas descidas – a maioria totalmente lisas devido à lama.

A maior parte do trajeto foi em trilhas no meio da mata e todos os PCs (postos de controle) encontravam-se muito bem posicionados, sendo detectados pelas equipes somente no momento em que passavam por eles. Vários pcs posicionados nas subidas e descidas e alguns trechos dentro de rios dificultaram bastante o trabalho dos contadores de passos e uma espessa neblina exigiu muita atenção e concentração dos navegadores.

Nas categorias Graduados A e B algumas equipes despontam como favoritas. A líder dos graduados A e atual líder do Ranking Brasileiro de Trekking, By Istaporaí, venceu mais uma vez, aumentando sua vantagem em relação à segunda e terceira colocadas Passo Largo e Trilha na Cuca.

A equipe Os Caçadores Revista Adventure vence na Graduados B, mas a equipe Perdidos e Desavisados, após duas vitórias consecutivas, fica em segundo e consegue abrir uma boa vantagem sobre a equipe Eu, o Zé e as Mina, que venceu o primeiro turno, mas não está conseguindo apresentar o mesmo desempenho neste segundo turno. Já na categoria trekkers a disputa está mais complicada. (atualizado em 22/9)

A equipe Ventura Maruca vence pela segunda vez consecutiva, mas não participou de mais da metade das etapas do primeiro turno. Assim, ela não tem chances de brigar pelo título. Provavelmente teremos a vencedora dos trekkers apenas na última etapa.

Apesar de polêmico, o uso do GPS foi liberado pelo Campeonato Paulista e poderá ser utilizado no terceiro Campeonato Brasileiro de Trekking. Nossa equipe resolveu então testá-lo para verificar sua utilidade.

Devido à região montanhosa com muitas árvores, perdíamos o sinal o tempo todo. Na única vez que conseguimos utilizá-lo, em um trecho razoavelmente longo, foi para medir a distância em um pc virtual.

O GPS mediu 627 m enquanto nosso contador mediu 641 m. Resolvemos então, tirar uma média entre as duas aferições. A distância ideal era de 643 m. É claro que esse resultado não pode ser conclusivo.

Ainda precisamos realizar outros testes em diversas condições de tempo e terreno. Porém, muitas equipes suspeitam que a precisão de contadores experientes aliada a um bom trabalho de equipe é que deve mesmo decidir quem será a melhor equipe do Brasil.

Este texto foi escrito por: George Hirata