Camila Porto vencedora da categoria Master (foto: Divulgação)
No dia 17 de setembro, domingo, foi a vez do muro Escalada Indoor Icaraí, em Niterói, sediar a segunda etapa do Circuito de Boulder do Estado do Rio de Janeiro 2008. Os boulders foram abertos pelos Route-Setters Ralf Cortes e Antônio Sérgio, que tiveram ajuda de Ana Alvarenga, Fábio Muniz, Leandro Borré e Patrícia Mattos.
A etapa contou com apenas 20 atletas divididos em 4 categorias: iniciante feminino, iniciante masculino, master feminino e master masculino. O formato da competição foi a seguinte: o atletas entravam um de cada vez e encararam na primeira fase 3 boulder, porém eles teriam apenas 6 minutos para encadenar todos; já na segunda fase, os competidores teriam que escalar 3 boulders porém o tempo foi prolongado para 10 minutos, já que houve reclamações por parte dos escaladores que alegaram muito pouco tempo para tentar os problemas.
Iniciantes – O Iniciante Feminino contou com apenas 3 atletas e os boulders variavam entre 4º a 6º grau. Mariana Costa (Niterói) ficou no terceiro lugar com 2 boulders encadenado a vista na primeira fase e nenhum boulder encadenado na fase seguinte. Andressa Oliveira (Rio de Janeiro) ficou com o segundo lugar encadenando 2 boulders à vista na primeira fase e um na ultima fase, também à vista. A grande campeã do Iniciante Feminino foi a Yuri (Rio – Lojinha de Escalada) que encadenou 2 boulders da primeira fase e mais 2 na segunda fase, todos à vista.
O Iniciante Masculino contou com um numero reduzido de atletas, porém um dos melhores da etapa: cinco atletas. Jorge Gomes (Niterói), de 49 anos, ficou na quinta colocação já que não encadenou nenhum dos boulders. Em 4º lugar ficou Miguel Garcia (Nova Friburgo – CEF) que encadenou um boulder da primeira fase na segunda tentativa.
Após um desempate entre Lyno Ferraz (Niterói) e Xaropinho (Rio de Janeiro – CERJ), que nas duas fases somaram 3 boulders encadenados de primeira, o escalador niteroiense levou a melhor e faturou o 2º lugar, deixando Xaropinho com a 3ª posição. O atleta da casa, Raphael Boechat (Niterói) encadenou 2 boulders na primeira fase e mais um na fase final, todos à vista, e se consagrou o campeão da etapa.
No Master Feminino, Flávia dos Anjos (Rio de Janeiro – FEMERJ) ficou em quinto lugar com nenhum boulder encadenado. O quarto lugar ficou com Juliana Stutz (Niterói – Consultório Dentário Stutz e Escalada Indoor Icaraí) que, apesar de não mandar nenhum boulder, levou vantagem em cima da Flávia, por agarra tocada. Mesmo critério usado para o desempate do terceiro e segundo lugar.
Thais Quacchia (Niterói) e Raquel Guilhon (Rio de Janeiro) encadenaram apenas um boulder na primeira fase, porém como foi comunicado previamente, o critério para desempate seria o mesmo de competições de dificuldade: última agarra tocada. E a medalha de ouro do Master Feminino ficou com a atleta do Rio de Janeiro, Camilla Porto, que encadenou um boulder na primeira fase e outro na segunda, os dois na primeira tentativa.
Os atletas do Master Masculino encararam boulders que variaram de 7c (V5) à 8c (V8). Na primeira fase nenhum competidor encadenou nenhum dos boulders, o que levou o Route-Setter Ralf Cortes, aumentar o tempo da segunda fase. Ja na segunda fase, o escalador Maurício “Vudu” (Rio de Janeiro) ficou em 6º lugar sem mandar nenhum dos boulders. Com os critérios de agarra tocada, Cláudio Brisighello (Rio de Janeiro – Lojinha de Escalada) ficou em 5º lugar empatado com Pedro Cyrino (Niterói) já que nenhum dos dois mandaram nenhum boulder.
Em 4º lugar ficou o jovem Pedro Gomes (Niterói – FEMERJ – Kioshi Terapias Orientais, Escalada Indoor Icaraí e Mr. Rock), de apenas 15 anos, que encadenou um boulder na terceira tentativa. O 3º lugar ficou com o ganhador da primeira etapa do circuito, Candido Bisneto (Volta Redonda – FEMERJ) que encadenou um boulder à vista. Eric Teles (Nova Friburgo – CEF/FEMERJ – Bolsa Atleta Ministério dos Esportes), que lidera o ranking brasileiro de dificuldade deste ano, ficou com a 2ª posição encadenando 2 boulders à vista e um de segunda. Com os 3 boulders encadenados à vista, faturei o 1º lugar dessa etapa.
Poucos atletas e homenagem – O que chamou muita atenção nessa etapa, foi o numero bastante reduzido de atletas. O que mais ouço nas áreas de escalada e nos muros é que ninguém faz nada pelas competições no Rio de Janeiro. E quando finalmente consegue-se, depois de quase 4 anos sem um circuito da FEMERJ que fosse válido para o Brasileiro, os atletas não comparecem.
Essa etapa recebeu o nome de Etapa Paulo Macaco, uma homenagem à um dos percursores da escalada esportiva no Brasil. Paulo compareceu ao evento com sua esposa Vera. Paulo, que há 10 anos sofre com a Aids, é um exemplo de determinação dentro e fora da escalada. Com a doença, veio a cegueira, mas nem com esses problemas todos ele perde o bom-humor.
Sempre descontraído, Paulo conversou comigo por uns longos minutos sobre a escalada esportiva. Se for citar tudo o que ele falou, teria que fazer um Especial Paulo Macaco – que não é uma má idéia. Uma coisa que eu achei demais foi a boa memória dele, falamos sobre boulders que eu mandei há semanas atrás e que ele já tinha mandado no final da década de 80.
Mas com certeza o que me marcou muito o que ele me disse antes de eu entrar para competir: “Nunca pare de escalar, é a melhor coisa da vida. Nem essa doença me parou!”. E quando perguntado sobre escaladas em solo, que ele tenha feio, Paulo confessa: “Cara, é muita doidera, não recomendo ninguém a fazer, mas tenho que confessar, é bom demais!” No final da etapa, Paulo entregou as medalhas para os atletas e posou para fotos com todos os amigos, atletas e organizadores. Parabéns a todos que participaram de alguma forma da realização desse campeonato e aos atletas.
O campeonato começou pontualmente às 9h e terminou às 16h, tudo conforme o divulgado. A próxima etapa será na cidade serrana de Nova Friburgo, no muro Planeta Vertical no dia 13 de Setembro. Espero que lá o número de atletas seja bem maior.
Confira a classficação dos três primeiros colocados em cada categoria da etapa:
Iniciante Feminino
1) Yuri (Rio – Lojinha de Escalada)
2) Andressa Oliveira (Rio de Janeiro)
3) Mariana Costa (Niterói)
Iniciante Masculino
1) Raphael Boechat (Niterói)
2) Lyno Ferraz (Niterói)
3) Raphael Boechat (Niterói)/ Xaropinho (Rio de Janeiro – CERJ)
Master Feminino
1) Camilla Porto (Rio de Janeiro)
2) Thais Quacchia (Niterói)
3) Raquel Guilhon (Rio de Janeiro)
Master Masculino
1) Caio Gomes (Niterói – FEMERJ – Kioshi Terapias Orientais, LECHEN, Mr. Rock, VDoze Agarras e Escalada Indoor Icaraí)
2) Eric Teles (Nova Friburgo – CEF/FEMERJ – Bolsa Atleta Ministério dos Esportes)
3) Candido Bisneto (Volta Redonda – FEMERJ)
Este texto foi escrito por: Caio Gomes