Foto: Pixabay

Etapa do Paulista serviu de preliminar da Copa Brasil Off-road

Redação Webventure/ Offroad

Campeões da Super Máster (foto: Marcos Limonti/Divulgação)
Campeões da Super Máster (foto: Marcos Limonti/Divulgação)

Alguns dos principais pilotos de off-road do estado estiveram no último final de semana em São Carlos, no interior de São Paulo, para a disputa do Rally Rota Brasil, válido pela segunda e terceira etapas do Campeonato Paulista Off-road de regularidade. A prova serviu também como preliminar da Copa Brasil Off-road, competição que irá definir o campeão nacional de regularidade.

Oficializada pela CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo na última sexta-feira, a Copa Brasil Off-road deve ser entre os dias 5 e 7 de setembro, em Taubaté. Além da prova deste final de semana, outras competições serão classificatórias para a Copa Brasil. As etapas do Mitsubishi Motorsport Nordeste e Sudeste, o Caminho Novo, em Minas Gerais, o Campeonato Cearense em junho, e as etapas da Copa Troller Nordeste e Sudeste. Os 10 primeiros colocados na soma geral de todas as competições ganharão uma licença para participar da nova prova.

O Rally Rota Brasil contou com 38 equipes, divididas de acordo com a experiência pelas categorias: Super Máster, Graduados, Turismo e Turismo Light. Após os 130 quilômetros percorridos no sábado, os competidores voltaram a acelerar no domingo para mais um desafio, desta vez para a terceira etapa da competição. De início estavam previstos mais 95 quilômetros entre trechos navegados e deslocamentos, porém, a organização teve que reduzir em 15 quilômetros o trajeto inicial, por conta do corte de cana nas fazendas da região.

“Conseguimos montar uma logística excelente na prova. As fazendas em São Carlos possuem uma estrutura ótima. Das seis edições do Paulista, este é o quinto ano na cidade, e mais uma prova de sucesso. O grid foi um pouco menor do que o esperado, por conta do feriado prolongado, mas deu tudo certo e os competidores saíram satisfeitos”, explicou o diretor da prova, Clayton Prado.

Somados os dois dias, o título da categoria Super Máster ficou com Marcos e Marcelo Bortoluz, com 37 pontos no total, seguidos por Alfredo e Camilo Turcatto, com 35 ponto, e Ricardo Soares e Orestes Bachetti, com 32.
“O Rota Brasil estava ótimo, na medida certa. Trocamos de carro em cima da hora, viríamos com um Troller, mas por conta de um problema elétrico, disputamos dessa vez com uma TR4. A prova estava bem competitiva, tivemos muita sorte e conseguimos ganhar. Agora nosso próximo objetivo é vencer as etapas restantes da temporada”, disse o navegador Marcelo Bortoluz.

Prevaleceu a regularidade de José Eduardo Paula e Marco Saloni na categoria Graduados, A dupla venceu as duas etapas, e somou 40 pontos no total. Na sequência ficaram Marco Comparini e Marcelo Bobrão, com 34 pontos, e Ivan Terni e Thiago Silva, com 38. “Fizemos uma prova muito boa, tranquila e rápida. O carro reagiu bem aos pulos e lombas. O pneu ajudou muito no resultado, que é a consagração de dois anos participando da prova. Fico muito feliz, pois o nível dos competidores do paulista é alto”, explicou José Eduardo.

O domínio da categoria Turismo foi de Bruno Panhoca e Juliana Simões, com duas vitórias e 40 pontos na soma dos dois dias, Neder Fiorilli e Carla Graziele ficaram com a segunda posição, com 32 pontos, e em terceiro terminaram Paulo Theophilo e Sonia Sato, com 24 pontos.

“Dos seis anos que corro o paulista, essa foi a prova mais rápida. Sábado exigiu um pouco mais do piloto, e domingo de ambos. Perdi um farol de milha, mas cheguei ao final. Se precisasse perder mais um para vencer a competição, eu perderia”, brincou o campeão Bruno.

Novidade desta temporada, a Turismo Light teve como vencedores Carlos Sanches/Alexandre Cuevas e Thiago Cuevas, com 40 pontos. O segundo lugar foi para Norberto Lima e Paulo Miyamoto, com 32 pontos, e Márcia Ferreira e Eduardo Covelatti, ficaram em terceiro, também com 32 pontos. A categoria, na qual qualquer pessoa pode participar sem pontuar no campeonato, foi criada para aproximar ainda mais os apaixonados pela modalidade.

Classificação final Rally Rota Brasil ( 2ª e 3ª etapa do Paulista Off-road soma sábado e domingo 18 e 19/04):

Super Máster
1) Marcos Fernando Bortoluz / Marcelo Fernando Bortoluz 37 pontos
2) Alfredo Turcatto / Camilo Turcatto 35 pontos
3) Ricardo Soares / Orestes Bachetti 32 pontos

Graduados
1) José Eduardo Paula (Duda) / Marco Salioni 40 pontos
2) Marco Comparini Jr / Marcelo Bobrão 34 pontos
3) Ivan Terni / Thiago Ferreira da Silva 28 pontos

Turismo
1) Bruno Panhoca / Juliana Simoes 40 pontos
2) Neder Fiorilli / Carla Graziele Gutierrez 32 pontos
3) Paulo Theophilo Dias Filho / Sonia Em Sato 24 pontos

Turismo Light
1) Carlos Cuevas Sanches / Alexandre C. Cuevas /Thiago Cuevas 40 pontos
2) Norberto Lima / Paulo Miyamoto 32 pontos
3) Márcia Covelati Ferreira / Eduardo Covelati Ferreira 32 pontos

Resultado terceira etapa Paulista Off-road (domingo)

Resultado da 2ª. etapa (Domingo, 19/4):

Super Máster
1) Alfredo Turcatto / Camilo Turcatto – SP
2) Marcos Fernando Bortoluz / Marcelo Fernando Bortoluz – RS
3) Ricardo Soares / Orestes Bachetti – RJ

Graduados
1) José Eduardo Paula (Duda) / Marco Salioni SP
2) Marco Comparini Jr / Marcelo Bobrão SP
3) Rodrigo Memberg / Flávia Mota Memberg – SP

Turismo
1) Bruno Panhoca / Juliana Simoes – SP
2) Itamar David Bukvar / Celia Aldins, Bukvar – SP
3) Neder Fiorilli / Carla Graziele Gutierrez – SP

Turismo Light
1) Carlos Cuevas Sanches / Alexandre C. Cuevas /Thiago Cuevas – SP
2) Norberto Lima / Paulo Miyamoto SP
3) Márcia Covelati Ferreira / Eduardo Covelati Ferreira SP

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: abril 21, 2009

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure