Webventure

Etapa marroquina do Mundial de Rali começa hoje


Peterhansel é o atual campeão do Paris-Dakar nos carros. (foto: FIA/Divulgação)

Começou na manhã de hoje (02/06) o Rally Orpi Maroc, válido como quarta etapa do Campeonato Mundial de Rally Cross-country, no Marrocos. Depois de um dia inteiro de verificações técnicas, que aconteceu durante toda a terça-feira, pilotos de carros, motos e caminhões têm pela frente um desafio e tanto desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira.

Afinal, no percurso entre Agadir e Smara eles enfrentarão 27 quilômetros de deslocamento para, em seguida, encararem 248 quilômetros de especial (trecho cronometrado). Antes do fim do dia, ainda há outro deslocamento de 95 quilômetros, que totalizará 370 quilômetros de prova hoje.

Segundo a organização, a especial não facilitará a vida dos navegadores, em razão do grande número de “pegadinhas” e das constantes mudanças de velocidade. No caminho eles passarão pelo vilarejo de Dizerbi e pelo cânion de Lassif NMouguene.

Mundial – A quarta etapa do Mundial de Rally Cross-country só termina no dia 6 de junho (domingo). No total serão 1.945 quilômetros de percurso, em cindo dias, com largada e chegada na cidade de Agadir.

Após a prova de hoje, a caravana enfrentará 453 quilômetros na quinta-feira, 338 na sexta, 376 no sábado e 408 no domingo. A competição no Marrocos conta com os principais pilotos de carros e motos.

Um dos maiores favoritos à vitória entre os carros é o francês Stephane Peterhansel, da equipe Mitsubishi. Ele é o atual campeão do Rally Paris-Dakar, título conquistado em janeiro. Também estão na briga o francês Jean-Louis Schlesser, o português Carlos Souza e a alemã Jutta Kleinschmidt.

Já nas motos, os candidatos são o espanhol Nani Roma, vencedor do Paris-Dakar neste ano, Carlo De Gavardo, Cyril Despres e Richard Sainct.

Este texto foi escrito por: Jorge Nicola