Foto: Pixabay

Etapa no Juquiá definirá o campeão de 2001

Redação Webventure/ Rafting e canoagem

Canoar Master foi e vencedora da primeira etapa (foto: Luciana de Oliveira)
Canoar Master foi e vencedora da primeira etapa (foto: Luciana de Oliveira)

Este está sendo um fim de semana de decisão para o rafting Paulista. A segunda etapa do Campeonato Paulista de rafting 2001 acontece entre hoje e amanhã na cidade de Juquitiba (SP) e está reunindo as principais equipes do estado, além de convidados de outras localidades como Rio de Janeiro e Paraná. Pela primeira vez com duas etapas, o Paulista está contando com disputas acirradas na busca pelo título no Juquiá.

Na primeira etapa, realizada em março no rio Paraibuna, na cidade de São Luiz do Paraitinga (SP), o equilíbrio e o desenvolvimento técnico de algumas equipes ajudaram as provas a ficarem mais competitivas. A campeã foi a Canoar Master, seguida pela Competition. Ao contrário das outras edições do campeonato, porém, a vantagem da tetracampeã Master não foi tão grande sobre as outras equipes. Sinal de que o esporte está se desenvolvendo e as equipes ficando cada vez melhor preparadas. Em terceiro lugar na primeira etapa ficou a Fogo na Bomba, de Brotas.

Agora, na segunda e decisiva etapa, os desafios prometem ser ainda maiores. O time campeão de 2001 será definido com a soma dos pontos das duas etapas. A Canoar Master conta com 920, a Competition 700 e a Fogo na Bomba com 492 pontos. Por isso, Master e Copetition, que participou pela primeira vez de um campeonato em março no Paraibuna, são as favoritas ao título.

Entre as mulheres, a vencedora da primeira foi a Canoar Aquática (840 pontos), seguida pela Montana Irê (476 pontos). Porém, as atletas que mais pontuaram foram as paranaenses da Cachoeira Ixion Geo/Ensitec, convidadas para o evento, conquistando 920 pontos. A também convidada Aventur’eiras, do Rio de janeiro, completou 640 pontos. Como não havia três equipes paulistas, será válido o resultado da segunda etapa para o Paulista 2001.

Como os times pontuam – No Paulista, as equipes pontuam em cada uma das modalidades (tiro de velocidade, slalom, sprint paralelo e descenso). Há, para cada uma dessa provas, uma pontuação diferente e uma classificação independente. É possível, por exemplo, que uma equipe seja a melhor na prova de slalom mas que não fique nas primeiras colocações na classificação final geral.

Os pontos recebidos pelas equipes em cada prova também variam. No Paulista, o máximo conseguido no tiro de velocidade são 100 pontos, na prova de sprint 200, na de slalom 300 e na de descenso 400.

Continue acompanhando as emoções da 2ª etapa do Paulista de rafting aqui no Webventure.

Este texto foi escrito por: Debora de Cassia

Last modified: setembro 15, 2001

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure