Webventure

Etapa oval promete desafiar pilotos

Atar (Mauritânia) A nona etapa do rali Paris-Dakar 2001, nesta terça-feira, terá a largada e a chegada no mesmo lugar, no acampamento de El Ghallaouiya, na Mauritânia. Os pilotos de carros, motos e caminhões vão enfrentar 518 quilômetros cronometrados e não haverá nenhum trecho de deslocamento antes ou depois da especial.

A prova contará com vários tipos de terrenos, desde areia e duna até pedras e vegetação rasteira. Os competidores terão que abusar da habilidade, já que há trechos onde se exigirá muita técnica de pilotagem. Eles também correrão em pistas rápidas, principalmente nos últimos 60 quilômetros.

É a primeira vez na história do Dakar que esse tipo de etapa é organizada, chamada de “loop”. E para complicar ainda mais a vida dos pilotos, a planilha de navegação, que normalmente parece um livro, terá apenas duas páginas na etapa, com três pontos de GPS (localização geográfica via satélite, com informações de latitude e longitude).

No final do dia, o rali terá percorrido 5.422 quilômetros desde a largada na França no réveillon. E ainda faltam mais 5.403 até a chegada em Dakar, em 21 de janeiro. A etapa desta terça-feira não será a única em forma de “loop”. A próxima acontece no dia 14, em Tidjikja, na Mauritânia.

Este texto foi escrito por: Ricardo Ribeiro