A Cidade de Euclides da Cunha Paulista é uma homenagem ao escritor carioca, muito admirado por um dos fundadores, José Joaquim Mano. A história da região data de 1960, ocasião em que teve início a construção do Ramal de Dourados da Estrada de Ferro Sorocabana com a instalação de um acampamento para os trabalhadores.
Com a inauguração do ramal da Estrada de Ferro o povoado foi oficializado como Porto Euclides da Cunha e em dezembro de 1991 foi desmembrado do município de Teodoro Sampaio. Sua população estimada em 2014 era de 9.685 habitantes.
O clima predominante é o subtropical Cfa, com verões de 35°C e de 11,9°C no inverno, podendo chegar até em 6,5°C nos dias mais frios. O recorde de frio foi em 1975, quando os termômetros registraram -3,7°C, mas nos últimos anos chegou a 0,4ºC em 2013. Há registros de geadas no inverno e o verão mais quente foi em 2009 com 40,6°C.
No turismo se destaca a praia de água doce formada pelo rio Paraná, cuja orla é toda ornamentada de árvores, coqueiros e quiosques, numa lembrança próxima ao Nordeste brasileiro.
A página da Prefeitura traz mais informações e imagens.
Este texto foi escrito por: Alexandre Koda/ Webventure
Last modified: agosto 7, 2015