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Eventos e campeonatos disputaram espaço em 1999

Redação Webventure/ Offroad

Riamburgo Ximenes e Paulo Salles uma das boas surpresas no off-road 1999 (foto: Gustavo Mansur)
Riamburgo Ximenes e Paulo Salles uma das boas surpresas no off-road 1999 (foto: Gustavo Mansur)

Muita poeira, muitos buracos, muitas trilhas descobertas. O balanço do ano off-road no Brasil não podia ser mais positivo. O mercado cresceu, as empresas de utilitários 4×4 investiram pesado no país com lançamentos de novos veículos e de acessórios que antes só podiam ser admirados de longe, em revistas importadas. Mas talvez o maior termômetro do crescimento do off-road em 1999 foi a quantidade e a importância que atingiram os eventos, ralis e campeonatos no país, assim como a participação brasileira em importantes ralis como o Dakar.

Por falar em Dakar, o ano off-road tradicionalmente começa com os olhos de todos voltados para o maior rali do mundo. A edição 1999 do Granada Dakar tinha um sabor especial com a esperada estréia de Juca Bala na competição. Considerado o melhor piloto de moto para ralis no país, Juca sofreu com a inexperiência natural no Saara. Acabou saindo da competição em um grave acidente quando atropelou um vaca. Enquanto isso André Azevedo inaugurava sua participação na categoria caminhões em grande estilo, conquistando o terceiro lugar na geral. Klever Kolberg, e seu navegador Pascoal Larroque, correndo na categoria Marathon dos carros conquistaram o 3° lugar na categoria, e o 17° na classificação geral.

Enquanto o Dakar inaugurava o calendário de provas off-road internacional em grande estilo, aqui no Brasil o ano também começava fervendo. O 12° Enduro Rally Piocerá começou um ano de novos e grandes eventos. A competição contou com participação recorde de carros e motos, e confirmou seu lugar como a maior prova de off-road das regiões Norte e Nordeste.

Mas festa mesmo foi no Rally Internacional dos Sertões , que largou de São Paulo no dia 13 de junho com chegada em Fortaleza, no dia 21. A prova chegou a sua sétima edição com tamanho redobrado em relação ao ano passado. Foram mais de 150 veículos participando da prova. O resultado final também foi uma surpresa, desbancando muitos favoritismos. Nas motos José Hélio, com uma GasGas, fez uma prova de muita regularidade e contou com a sorte que tirou da disputa importantes adversários como Juca Bala, Jean Azevedo e o chileno Carlo De Gavardo. A dupla cearense Riamburgo Ximenes e Paulo Salles, com Mitsubish Evolution também venceu o Rally dos Sertões mantendo uma impressionante regularidade durante todos os doze dias de prova. Foi a primeira vitória de um nordestino no maior rali da América Latina.

Se para muitos a vitória de Riamburgo e Salles nos Sertões foi um feito de ocasião, a resposta veio logo em seguida quando a dupla cearense venceu o Baja Cipó, segunda etapa da Copa Baja, disputando mais uma vez a liderança com algumas das feras do todo-terreno nacional. “O projeto de montar uma equipe de ralis aqui do Nordeste existe sim. Mas por enquanto só temos eu e o Paulo Salles correndo. Ainda nem temos um nome de equipe, mas estamos pensando seriamente nisso para o ano que vem”, prometeu Riamburgo no final da etapa do Cipó.

A Copa Baja também contou com uma belíssima etapa nos Lençóis Maranhenses. No cenário deslumbrante das dunas e lagoas de água doce, foi feita a primeira etapa da competição. Vitória do veterano Jean Azevedo nas motos e da dupla Paulo Coelho e Sávio Torres nos carros. Fechando a competição o RN 1500 que percorreu o litoral do Rio Grande do Norte.

Já parece muito para quem compara este ano com outras temporadas off-road? Mas ainda não acabou. A Copa Dunas de Rally também nasceu em 1999 e está confirmada para o ano que vem. Dividida em três etapas, Capão Bonito (SP), Serra da Canastra (MG) e Rally dos Amigos (SP), também teve a capacidade de reunir as principais figuras do rali brasileiro de todo-terreno. As duas últimas etapas consagram a vitória do ainda desconhecido André Sawaya, nas motos, e do veterano Luciano Braga e seu navegador Detlef Altiwg nos carros, pilotando uma inovadora Chevrolet S-10 importada das provas Nascar norte-americano.

E como se isso tudo já fosse pouco, 1999 ainda foi o ano em que o Mitsubish MotorSports se firmou no calendário off-road. A competição reuniu algumas feras do todo-terreno disputando um campeonato de seis etapas. Um prato cheio para Luciano Braga e Detlef Altwig que dominaram todas as etapas com seu Mitsubhis Evolution.

Em setembro a festa foi do tradicional Enduro da Independência. Saindo do Rio de Janeiro rumo a Belo Horizonte, mais de 400 motos participaram da edição 1999. Mas festa mesmo quem fez foi o catarinense Dário Schrull que levou o bicampeonato no Independência, mesmo lutando contra toda a torcida local para os pilotos mineiros.

Já no Motocross das Nações 99, que aconteceu na cidade de Indaiatuba (SP), em setembro, a sensação foram os pilotos italianos que conquistaram uma vitória inédita, derrotando o favoritismo dos pilotos franceses. O Brasil bem que tentou ficar entre os dez primeiros, mas teve que se contentar com a 14ª posição em meio as potências e grandes nomes do motociclismo mundial presentes no evento. Pilotos como o belga Stefan Everts e o italiano Andrea Bartolini. No ano que vem tem mais, só que desta vez na França, que estará sediando a edição 2000 do evento.

Mas o Brasil não fez feio no Campeonato Sul-Americano de Rali, com a vitória da dupla Ullyses Bertholdo e Nilo de Paula, pilotando um Mitsubish Lancer. A Ulyses e Nilo foram consagrados campeões na última etapa do campeonato realizada no Uruguai. Com o mesmo carro, a dupla também brilhou no Brasileiro de Rally de Velocidade vencendo as duas etapas realizadas em setembro.

O final de 1999 encerrou com os preparativos das equipes brasileiras para o Dakar 2000. Além de uma renovada participação da equipe BR Lubrax, a novidade fica por conta do time Troller Dakar que fará a maior participação brasileira no Dakar, com quatro carros e dois caminhões de apoio. A Troller leva para o Dakar uma estrutura de primeiro time e muita esperança na participação do carro 100% nacional, fabricado em Fortaleza.

Enquanto isso lá fora…

Fora do Brasil a sensação do ano foi o buggy projetado e pilotado pelo francês Jean-Louis Schlesser. O carro, com motor Renault foi projetado especialmente para o Dakar. O desempenho do carro e sua conseqüente vitória no Granada Dakar 1999 foi o começo de um ano em que o buggy foi a estrela nas competições todo-terreno. Vitória de Schlesser no Master Rallye, em outubro, e vitória também no Mundial de Rally Raid.

No campeonato mundial brilhou de novo a estrela do finlandês Tommi Makinen, que se sagrou tetracampeão por antecipação na penúltima etapa do campeonato na Austrália. Makinen, que corre com um Mitsubish Lancer é herdeiro da tradição de campeões de rali que a Finlândia inaugurou com o também tetracampeão Juha Kankkunen.

Este texto foi escrito por: Gustavo Mansur

Last modified: dezembro 27, 1999

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