Em comemoração ao Dia Mundial da Água, neste sábado (22/03), diversas atividades estão programadas além da continuação do Fórum Mundial, no Japão. A data comemorativa foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1992.
Em São Paulo, terá continuidade o Fórum Social da Água, no Parque Cemucam (veja a programação). Minas Gerais também tem o seu fórum e durante o evento será realizada a oficina “Convivendo com as Águas: Gerenciando Bacias Hidrográficas”, além de palestras e cursos, que acontecem na Sala de Multimídia, montada no espaço do evento, na Praça da Liberdade.
Manifestações culturais também estão programadas e, para o público infanto-juvenil, serão oferecidas oficinas de educação ambiental e atividades culturais, realizadas em parceria com as instituições envolvidas no projeto. O evento é uma realização do Fórum Mineiro dos Comitês de Bacias Hidrográficas em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas, com participação da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e o Instituto Estadual de Florestas (IEF).
Pelo Tietê – Ainda na capital paulista, a Fundação Mata Atlântica inicia uma ação de monitoramento da qualidade da água do rio Tietê pela comunidade, em cinco pontos da região metropolitana de São Paulo e um no Médio Tietê. Quem vai fazer a tarefa são estudantes de escolas públicas, entidades ambientalistas ou grupos de escoteiros. Eles vão receber kits para coletar e analisar a água.
Coordenado pelo Núcleo União Pró-Tietê, o programa envolverá de forma direta 300 grupos de voluntários, com o objetivo de acompanhar a segunda etapa do Projeto de Despoluição do Rio Tietê, desenvolvido pela Sabesp, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Para comemorar a Semana da Água, realizada pelo Comitê Estadual das Bacias Hidrográficas do Paraíba do Sul em algumas cidades do Vale do Paraíba, interior de São Paulo, a concessionária de energia Light vai lançar 25 mil peixes em seu reservatório, na cidade de Santa Branca. As espécies lambari, piabanha e pirapitinga-do-sul são nativas do Paraíba do Sul e por este motivo foram escolhidas para serem lançadas no reservatório.
Hoje o Movimento SOS Cantareira e a Campanha Billings, Eu Te Quero Viva realiza passeata em defesa da água, do Pátio do Colégio até o Anhangabaú.
Para aprender brincando – A Sabesp e a Estação Ciência têm programação para crianças, que se encerra neste dia 22. Há maquete e painel contando a história do rio Tietê e mostrando a importância do Projeto Tietê. Quem visitar a Estação Ciência pode conferir exibição de vídeos, apresentação de teatro de fantoches e acessar o site “Clubinho Sabesp” através dos vários terminais de computadores que estarão disponíveis no local.
A Estação Ciência fica à rua Guaicurus, 1394, na Lapa, e está aberta das 9h às 17h. A entrada é franca. Mais informações no fone (11) 3673-7022 ou no site www.eciencia.usp.br/default.html
Este texto foi escrito por: Webventure