Chineses não desistem da idéia de levar a tocha olímpica aos 8.848 metros no topo do Everest. (foto: Divulgação)
O Monte Everest deverá ganhar nos próximos meses uma auto-estrada. O anúncio foi feito pelo governo chinês, porém não pense que a medida visa facilitar a vida dos escaladores, ou tornar a montanha mais comercial. O objetivo é cumprir a promessa de que a tocha olímpica chegaria ao cume da maior montanha do mundo antes da abertura das Olimpíadas de Pequim, em 2008.
Avaliada em quase US$ 20 milhões, a obra vai melhorar as condições do caminho atual, que vai até o Acampamento Base, a 5.190 metros de altitude. De acordo com a agência de notícias chinesa Xinhua, a estrada em condições ruins seria substituída por uma auto-estrada de asfalto cercada por uma grade protetora.
Uma das montanhistas mais importantes do Brasil, Helena Coelho gostou da novidade. Melhorar o acesso à montanha sempre é interessante, pois possibilita que mais pessoas possam visitar ou ir para escalar, analisa. Isso não vai mudar a comercialização da montanha por “n” expedições comerciais, pois já acontece hoje com a estrada que há, que aliás está em muito boa condição, apesar de ser transitada apenas por veículos 4×4, completa.
A obra possivelmente começará nesta semana e não termina antes de novembro. Até lá, a tocha continuará sua peregrinação de 136 mil milhas, durante 130 dias, cruzando cinco continentes. O ponto-chave da caravana chinesa para promover as Olimpíadas será a chegada dela aos 8.848 metros de altura do topo do Everest.
Este texto foi escrito por: Webventure