Foto: Pixabay

“Everest sem oxigênio” é o novo projeto da dupla

Redação Webventure/ Montanhismo

Rodrigo e Vitor voltando da façanha no Aconcágua (foto: )
Rodrigo e Vitor voltando da façanha no Aconcágua (foto: )

Vitor Negrete e Rodrigo Raineri, os alpinistas brasileiros que escalaram o Aconcágua pela face sul, estiveram na última segunda-feira (28/01), às 20 h, no bate-papo do UOL a convite do Webventure, respondendo a muitas perguntas dos internautas. O bate-papo foi um sucesso e contou com a participação de 120 pessoas, uma audiência bastante expressiva, segundo a produção do Universo On line.

Quem acompanhou o bate-papo, soube, em primeira mão, qual é futuro projeto da dupla. Entre abril e maio de 2003 eles pretendem escalar, sem oxigênio, o Monte Everest, no Himalaia e estão empenhados no novo desafio. Quando perguntados se eles têm medo de morrer, revidam: “Obviamente que não! O nosso maior medo é ver a vida passar e olhar para trás e descobrir que não fizemos nada porque tivemos medo”.

O Patrocínio para realizar essas e outras aventuras está surgindo agora, pois até então todas as façanhas foram financiadas pelos dois alpinistas. “O que mais nos encanta é conhecer lugares novos, pessoas e culturas novas, o contato com a natureza, o auto-conhecimento, os valores e a auto-superação, com desafios audaciosos, como este que acabamos de realizar”, dizem.

A maior dificuldade ao escalarem a parede sul foi o tempo. “O clima estava ruim. As tempestades poderiam nos soprar para fora da montanha como folhinhas de uma árvore”. Vitor e Rodrigo não pensaram em desistir em nenhum momento. “Nós sempre pensávamos em como iríamos ultrapassar o próximo obstáculo”, completam.

Quando chegaram ao cume, a temperatura estava por volta de – 25º C, mas dizem que o que mais os incomodou foi passar seis noites molhados, pendurados na cadeirinha, a 6.700 metros de altitude. Sobre o encontro com os corpos de Otton Leonardos e Alexandre Oliveira, dois alpinistas brasileiros mortos por uma avalanche em 1998, preferiram não comentar.

Vitor Negrete e Rodrigo Rainere se preparam agora para a nova aventura, que deve ser realizada ainda no primeiro semestre do ano que vem. “Vai ser radicalíssimo”, diz a dupla, que já conquistou muitos fãs depois de serem os primeiros brasileiros a chegarem ao topo do maior monte das Américas pela face sul.

Clique aqui e veja como foi o bate-papo.

Este texto foi escrito por: Camila Christianini

Last modified: janeiro 29, 2002

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure