Foto: Pixabay

Everest teve 194 montanhistas no cume em 2006 só na Face Sul

Redação Webventure/ Montanhismo

Colo Norte do Everest (foto: Everestnews.com)
Colo Norte do Everest (foto: Everestnews.com)

A primavera de 2006 no Everest teve 194 ataques bem sucedidos na Face Sul reconhecidos por oficiais no Nepal. Na Face Norte o Tibete não disponibilizou os dados. No último sábado (27) foram retiradas as escadas do Colo Norte, o que oficializa o final da temporada.

Segundo o site Everest News, esses números podem ser ainda maiores. “É normal que alguns ataques de sucesso ao cume sejam informados mais tarde. Acreditamos que o número passe de 200 só pela face Sul”, informou em nota. Com esse número, e somado aos cumes realizados pela face Norte nesta temporada, a quantidade de montanhistas no pico mais alto do mundo pode chegar a três mil desde 1953, ano da primeira conquista.

Mais da metade dos montanhistas registrados no cume do Everest são Sherpas nepaleses. Ao todo, foram 104 ataques realizados por eles com sucesso. Em segundo lugar na lista está os Estados Unidos, com 19 montanhistas no cume em 2006, seguido pelo Reino Unido (16), Índia (8), Coréia (6), Canadá e Polônia (5), e mais 18 países com pelo menos um.

A maioria das expedições não contou com grandes orçamentos, segundo o Everest News. Alguns montanhistas participaram de expedições comerciais sem guia e a minoria fez parte de expedições de grande orçamento, como de costume.

Mortes – O site também informou que pelo menos 10 pessoas morreram nesta temporada ao tentar chegar no topo do mundo. Para o Brasil, 2006 foi uma das temporadas mais marcantes, por causa da morte de Vitor Negrete no último dia 19. Ele foi o único brasileiro a alcançar o cume da montanha nesta temporada, pela Face Norte, mas não resistiu à descida.

Já a brasileira Ana Elisa Boscarioli foi a primeira mulher brasileira a escalar até cume, pela Face Sul.

Este texto foi escrito por: Redação Webventure

Last modified: maio 29, 2006

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure