É inegável que as bebidas alcoólicas estejam presentes nas grandes comemorações e confraternizações, o ano novo é um grande exemplo disto. Não à toa, durante o réveillon, as ocorrências médicas tem um enorme aumento. Porém, as consequências de exagerar na bebida podem ser diversas e às vezes até sutis.
O atleta não precisa abdicar totalmente do álcool durante suas comemorações, mas sim encontrar uma forma saudável de equilibrar a vida social e o esporte. Quando bebe-se muito, geralmente, a pessoa tende a sentir os efeitos no dia seguinte, quando acontece a famosa ressaca.
O especialista em medicina esportiva, Marcos Henrique Laraya, cita alguns problemas gerados pelo excesso de álcool. Quem pratica atividade física e consome álcool tem uma deterioração da qualidade física. A bebida diminui a força, velocidade, capacidade respiratória e muscular, o equilíbrio e prejudica a respiração. A desidratação é uma das consequências mais comuns da combinação. O álcool tem efeito negativo sobre a função renal, fazendo com que haja uma perda de água pela inibição do ADH e, consequentemente, uma perda também de eletrólitos através do suor e da urina.
Existem técnicas para amenizar os efeitos lesivos causados pela bebida, começando por se alimentar bem antes de ingerir álcool. Enquanto bebe é indicado consumir água nos intervalos entre um copo e outro. No dia seguinte, as frutas e vegetais são indispensáveis durante as refeições. Consumir alimentos integrais também pode ajudar muito. A bebida é corrosiva a mucosa do estômago, portanto ao consumir arroz e pães integrais você a protege.
Qual o limite saudável?
Segundo especialistas da saúde, o recomendado é que se consuma cerca de duas taças de champanhe ou duas latinhas de cerveja. Também é ideal que escolha uma única bebida e não misture diversos tipos, já que cada uma tem um processo de fermentação e utiliza substâncias diferentes.
As bebidas destiladas, como vodka e cachaça, tem um potencial maior para serem lesivas ao organismo.
Este texto foi escrito por: Gustavo Mazzucchelli
Last modified: fevereiro 25, 2017