Webventure

Exclusivo: Niclevicz revela segredos da próxima expedição


Waldemar expõe vídeo sobre a conquista do K2 para a palestra da Adventure Sports Fair. (foto: André Pascowitch)

O alpinista brasileiro mais visado hoje, Waldemar Niclevicz, realizou ontem a noite, na sala Mata Atlântica da Adventure Sports Fair, uma palestra sobre a conquista do K2, a primeira do país na segunda maior montanha do mundo (8.611m).

O auditório esteve lotado durante toda a apresentação, que extrapolou o tempo permitido de uma hora. “É sempre agradável ver o reconhecimento do trabalho do esforço porque é muito difícil viabilizar os projetos aqui no Brasil. E aí você vê um auditório lotado, as pessoas te escutando com atenção. Receber do público perguntas mais elaboradas. Isso serve de estímulo”, explicou Niclevicz.

Para o alpinista, este tipo de iniciativa “quebra um pouco o mito do alpinismo. Colaborando com que o alpinismo tenha uma evolução. Você leva uma consciência do que é uma montanha para as pessoas. Quero que elas sintam o que sinto nas montanhas, que tenham uma consciência ambiental”.

Revelação – Depois da explanação, Waldemar conversou com a Webventure e revelou com exclusividade alguns aspectos da próxima expedição. Segundo ele, será uma equipe formada por seis alpinistas brasileiros para escalar uma montanha nunca conquistada por um país latino. “O objetivo é tornar o Brasil o primeiro país a conquistar esta montanha. E tenho certeza que vamos conseguir”, ressaltou.

O local de expedição não será divulgado até 30 de novembro, dia do lançamento do projeto. Mas Waldemar adiantou que haverá um seleção de atletas para nova aventura em alta montanha. “Vão alpinistas que merecem esta oportunidade. De renome. As pessoas que querem participar podem me procurar. Irão os melhores, em forma física e técnica. Algumas pessoas já me procuraram e eu disse não porque vai exigir muita técnica, experiência em alpinismo”.

Ainda confirmou que serão dois meses de expedição para a equipe e três meses para o alpinista. “Quer dizer, depois vou fazer mais uma outra montanha com Abele (Abele Blanc, alpinista italiano que fez parte da expedição na conquista do K2)“.

Para que não ocorra surpresas durante o novo desafio, Waldemar disse que expedições preparatórias irão acontecer. “A primeira vai ser em janeiro, na Patagônia (Argentina), já com todos os componentes da expedição”. Segundo ele, a data de partida da equipe para a expedição já está previamente marcada: “será no dia 18 de junho”.

Incentivo – Para finalizar, Waldemar Niclevicz comentou sobre o crescimento do esporte no Brasil. “Há um crescimento em todo o mundo dos esportes de aventura, mas o alpinismo exige mais. Você vê muitas pessoas escalando em academias no Brasil e muitas delas nunca foram em uma montanha. É mais fácil, exige menos esforço. Apesar disso, houve sim um crescimento de pessoas que gostam e entendem a montanha, que estão dispostas a fazer sua dose de sacrifício para acordar mais cedo e de se preocupar com o condicionamento físico”, finalizou.

Com certeza, Waldemar Niclevicz está entre os responsáveis pela divulgação do esporte. E sua próxima expedição será um vetor a mais de propulsão para o alpinismo brasileiro.

Este texto foi escrito por: André Pascowitch