Webventure

Expectativa e contagem regressiva para o Ecomotion/Pro


Competidores estão anciosos com a largada (foto: Camila Christianini/ www.webventure.com.br)

Os nervos dos 240 atletas que participam do Ecomotion/Pro 2006 estão à flor da pele. Oficialmente a maior corrida de aventura do país começa nesta quinta-feira (9), com a chegada dos atletas na cidade do Rio de Janeiro, mas a largada será somente no domingo (12) em Rezende, região sul do Estado. Os participantes serão colocados em um ônibus e levados até a cidade da largada, apenas momentos antes vão conhecer o percurso.

A única coisa que as equipes sabem até agora é que a prova será realizada no sul do estado do Rio de Janeiro, nas cidades de Angra dos Reis, Barra do Piraí, Barra Mansa, Itaguaí, Itatiaia, Japerí, Mangaratiba, Mendes, Paracambi, Parati, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Seropédica, Valença, Vassouras e Volta Redonda.

Há menos de um mês, quando essas cidades foram divulgadas, a organização do Ecomotion alertou que qualquer atleta visto nas imediações das cidades, poderia ter sua equipe desclassificada da prova. Pessoas das comunidades locais foram contratados para vistoriar e informar qualquer movimentação das equipes na região.

Serão, no mínimo, seis dias e seis noites em um percurso de cerca de 550 quilômetros, por trilhas em mata fechada, praias, montanhas, cachoeiras e serras da região. Os competidores terão pela frente mountain bike, trekking, técnicas verticais, caiaque duplo, rafting, caiaque inflável, costeira e orientação.

São 60 equipes do Brasil e de países como Argentina, Chile, Áustria, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, Nova Zelândia, Polônia, Rússia, Suécia, Venezuela e Uruguai atrás de um prêmio de US$ 35.000,00 (primeiro colocado). O Ecomotion é válido pelo Circuito Mundial de Corridas de Aventura (AR World Series) e a legislação antidoping da WADA e do Comitê Olímpico Internacional estarão em vigor.

A prova tem caráter expedicionário, com pernas maiores para cada esporte, portanto os competidores terão pouco contato com suas equipes de apoio. Além da técnica e treinamento físico para as oito modalidades que terão de enfrentar, a estratégia e logística de sono e alimentação serão fundamentais para as equipes fazerem uma boa prova.

A equipe Lagartixa vem do interior do Rio Grande do Sul para a disputa no Rio de Janeiro. “Nossa maior meta é só terminar uma corrida quando passamos a linha de chegada, somos uma equipe muito persistente”, explica Thiago Werb, integrande da equipe.

A Landscape está entre as 10 melhores equipes de corrida de aventura do país e já participou de provas na Patagônia, Himalaia, Alpes Europeus e Alaska. Já a Oskalunga vai tentar repetir melhor resultado brasileiro no ano passado, quando chegou na terceira colocação.

A Atenah vai para a prova com uma equipe formada unicamente por mulheres. Das 60 equipes inscritas, será é a única 100% feminina.

Tecnologia – A equipe MC Timberland Trópicos vai para o Rio de Janeiro com a experiência internacional de seus quatro integrantes, mais quatro assistentes, um para cada competidor, além de uma tecnologia de foto e filmagem com transmissão online.

O cinegrafista Márcio Bortolusso e a fotógrafa Fernanda Lupo acompanharão os atletas da equipe para registrar todos os detalhes da prova. Eles estarão por conta própria e farão diversos trechos do percurso, correndo, pedalando e remando junto com os competidores da Trópicos.

Segundo a equipe, será possível acompanhar os atletas durante a prova pela internet, através dos vídeos e fotos de Márcio e Fernanda.

No ano passado, a prova foi disputada nas Serras Gaúchas, e a equipe espanhola Buff Nike ACG venceu o desafio depois de 68h43, dormindo apenas uma hora e meia durante os quatro dias de disputa.

Na terceira colocação, ficaram os brasileiros da Try On Oskalunga, que também marcam presença na prova deste ano. “Tivemos algumas dificuldades em 2006 que nos impossibilitaram de participar de tantas corridas como nos últimos anos, isso fez com que a garra e energia se acumulassem para que cheguemos no Ecomotion com a vontade concentrada em acelerar cada vez mais”, afirma Guilherme Pahl, integrante da equipe.

Na edição de 2004, realizada na Costa do Dendê, a vitória foi da equipe Mitsubishi Francis Hydratta Quasar Lontra, única equipe brasileira a vencer a competição. A primeira edição da competição aconteceu na Chapada Diamantina em 2003.

“Minha equipe está super animada e motivada. Não vemos a hora de começar logo a prova. Estamos loucos para receber o mapa e desvendar logo esse mistério. É instigante saber o trajeto nas vésperas da competição e ter que traçar a estratégia em apenas um dia”, explica Bernardo Fonseca, integrante de uma das equipes cariocas.

Este texto foi escrito por: Redação Webventure