O Caminho da Fé (Brasil), inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela foi idealizado e desenvolvido para dar estrutura às pessoas que sempre fizeram peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida, oferecendo-lhes os necessários pontos de apoio, infraestrutura e principalmente informações.O Caminho é composto por mais de 2000 km , dos quais aproximadamente 400 km atravessam montanhas da Mantiqueira por estradas vicinais, trilhas, bosques e asfalto. Com belas paisagens e comunidades acolhedoras o Caminho proporciona momentos de reflexão e fé, saúde física e psicológica e integração do homem com a natureza.
Seguindo sempre as setas amarelas, e a sinalização específica da trilha o peregrino vai reforçando seu propósito observando a natureza privilegiada, superando as dificuldades do Caminho que é a síntese da própria vida.Aprende que o pouco que necessita cabe na mochila e vai despojando-se do supérfluo.Exercitando a capacidade de ser humilde, compreenderá a simplicidade dos pontos de apoio, das hospedagens e das refeições. Em cada parada, estará contribuindo para o desenvolvimento econômico e social das pequenas cidades e propiciando a integração cultural de seus habitantes com a dos peregrinos oriundos de todas as regiões do Brasil e de diferentes partes do mundo.
Fonte: Associação Caminho da Fé.
HISTÓRIA DA ESTRADA REAL
A Estrada Real. Famosa por ser um dos maiores circuitos turísticos do país, ela oferece uma experiência ímpar de turismo no seu percurso, que possui quase 1600km. A Estrada Real se mistura com os primórdios do Brasil. Sua construção foi iniciada no século XVII. Na época, o objetivo era que ela servisse como ligação entre as regiões produtoras de ouro no interior de Minas Gerais e o litoral do Rio de Janeiro.Ao percorrer o trajeto o turista terá a oportunidade única de refazer o caminho do ouro e diamante, principais riquezas dessa região de Minas. Curiosamente na época do Brasil Colônia, o nome Estrada Real era dado a qualquer via que a Coroa abrisse para explorar o Brasil. Entretanto, entre todas as vias que existiam, a única quer perdurou e manteve o nome foi o trecho de Minas (que também inclui algumas passagens por São Paulo e Rio). A Coroa tinha um interesse a mais nessa região, além de permitir que a produção do interior pudesse escoar mais facilmente até o litoral, ela possibilitava um maior controle, evitando desvios e o não pagamento de tributos. É interessante notar que já em sua origem a ideia era obrigar que os impostos sobre as mercadorias transportadas fossem pagos. Sendo assim, a Coroa Portuguesa considerava, ou melhor, deixava claro que a rota era o único caminho oficial. Se alguém decidisse sair da Estrada Real para evitar os tributos, estaria cometendo contrabando contra a Coroa. Fonte: Portal Terra.
Nossa Expedição 4×4 offroad Serra da Mantiqueira e Serra da Bocaina
Objetivo da nossa expedição pela Serra da Mantiqueira e Serra da Bocaina é admirar um pouco do Caminho da Fé em seu último trecho que vai de Campos do Jordão-SP até Aparecida do Norte-SP e último trecho da Estrada Real que vai de Cunha-SP até Paraty-RJ, nesses dois trechos percorreremos aproximadamente 106Km em terreno misto (terra, areia, cascalho, lama, asfalto), com diversos atrativos:
– Parque Estadual de Campos do Jordão
– Parque Nacional da Bocaina
– visitação em cachaçaria;
– cachoeira do pimenta;
– cachoeira tobogã;
– cachoeira tarzã;
– riachos em pedrinhas;
– mirante;
– praia em Paraty;
– praia em Trindade;
– culinária local;
– muita natureza (Mata Atlântica).
Faça aqui sua inscrição na Expedição 4×4 Serra da Mantiqueira e Serra da Bocaina!
Esse trajeto pode ser feito por carros 4×4 originais, com pneus originais.