Cinco canoístas brasileiros iniciaram neste mês a expedição Águas Brancas com o objetivo de levantar todos os detalhes para a prática de esportes nos principais rios com corredeiras do Espírito Santo ao Rio Grande do Sul e torná-los disponíveis para o público em forma de guia. Durante a viagem, o grupo vai enviar relatos ao Webventure.
“Nosso intuito é concretizar um produto que não está disponível no mercado de rafting e canoagem do país, um guia de águas brancas”, explica o coordenador do projeto, Paolo Maschio, instrutor de rafting há sete anos e empresário. Completam a equipe Daniel Rodrigues, Jone Teixeira e Renata Pinheiro – todos instrutores desde 1997. Além deles, Fábio Bronzatti, que se tornou instrutor em 1998.
Na expedição, a função de Daniel é coordenar a locomoção da equipe e as hospedagens, bem como fazer a navegação por GPS (Global Position System). Jone é responsável pela segurança e os equipamentos, coordenando resgate e técnicas verticais. Fábio vai filmar a expedição e Renato é o fotógrafo e quem levanta os dados culturais e sociais.
Relatos – O grupo permanece cerca de três dias em cidades-referências e realiza a descida dos rios escolhidos, muitos já explorados pelo mercado do rafting e da canoagem. Nos relatos enviados, Paolo vai realizar a descrição técnica de cada rio, sua classificação e também dará dicas culturais da região.
Após a expedição, eles pretendem lançar um guia impresso com todos os detalhes dos rios conhecidos, além de um vídeo e um cd com fotos das descidas. “Queremos que essas informações estejam nas mãos das empresas que operam nos rios e dos praticantes”, planeja Paolo.
Este texto foi escrito por: Webventure