Webventure

Expedição ao Ama Dablam segue em fase de aclimatação

Os brasileiros Ana Elisa Boscarioli e Roman Romancini, juntamente com Andrew Chandler iniciam o processo de aclimatação para a Expedição Ama Dablam 2008, com 6.856 metros de altitude. Os alpinistas partiram do Campo de Base (4.950 metros de altitude) para o Acampamento Intermediário (cerca de 5.500m).

Ana explica que é preciso passar por variadas altitudes. “A nossa idéia é dormir no ABC e de lá seguir para o Acampamento 1 (C1) que fica a cerca de 5.700 metros de altitude e pernoitar novamente. Na quinta-feira (30/10) deveremos seguir para o Acampamento 2 (C2) que já está a quase 6.000m e, para chegar lá, temos que passar por uma aresta bastante técnica e depois uma torre bem vertical com mais ou menos 80 a 100 metros. Um trecho bastante difícil, mas que deve ser muito bonito pelo que observamos por binóculos”, comentou a cirurgiã plástica.

Antes do ataque ao cume, que deve acontecer entre 6 e 8 de novembro, os membros da Expedição pretendem retornar ao C1 para dormir e descer novamente ao Campo de Base. “Andou nevando muito e na parte mais alta da montanha ocorreram várias avalanches. Por causa disso o Acampamento 3 (C3) a 6.250 metros não foi montado. Além disso, um trecho da via em que deveríamos passar por um glaciar enorme chamado Dablam que fica acima do Acampamento 3 está bastante instável e as expedições têm procurado rotas alternativas para passar. Esta segunda via deverá ser outro trecho em rocha bem vertical e com grande grau de dificuldade. Por causa disso nenhuma expedição conseguiu chegar ao cume”, explicou.

Previsão do tempo – Por conta das avalanches e áreas de instabilidade, o ataque ao cume deve ser bem cauteloso. “A previsão do tempo é que continue fechado por alguns dias e depois teremos um bom período de bom tempo. Então calculo que daqui uns cinco dias as expedições que estão mais alto comecem a fazer cume”, finalizou Ana.

Este texto foi escrito por: Webventure