Expedição Carcará completa 10 anos com prova especial (foto: Divulgação)
Falta pouco tempo para o início da Expedição Carcará, que acontecerá entre os dias 29 de maio e 5 de junho, no Rio Grande do Norte. Completando dez anos em 2010, a corrida de aventura explorará ao máximo as imediações das cidades de Assú e Natal. Para conseguir desbravar os quase 53 mil quilômetros quadrados de estado, a prova terá a maior extensão de toda sua história: 542 quilômetros.
Segundo o organizador do evento, Antônio Souto, a ideia do evento é comemorar todos os anos no cenário de corridas de aventura. Em 2007, nós fizemos 280 quilômetros, em 2008 passamos para 300, em 2009 foram 340. Nós estávamos nos preparando para, quando completássemos uma década, fazer uma prova deste tamanho, uma edição comemorativa. Então, a ideia é comemorar esse tempo todo com uma grande prova, que provavelmente será a maior do Brasil em 2010, explicou.
O grande desafio das equipes será passar pelos 36 PCs espalhados por diversos terrenos, entre eles sertão, seridó, agreste, manguezal e dunas. Este último, inclusive, é apontado por Antônio como um dos trechos mais difíceis, principalmente por ser feito no trekking.
Ao todo, serão seis modalidades: trekking, canoagem, mountain bike, duas pistas de orientação, travessia a nado e técnicas verticais com rapel guiado de 100 metros. As partes mais complicadas serão a canoagem e o trekking. As duas estão muito equilibradas, mas a caminhada em cima das duas é muito pesada, afirmou.
Para equilibrar um pouco o desgaste físico, o organizador contou que a navegação não será um fator determinante no resultado final. Não teremos muita navegação. Nós não podemos exigir muito porque é uma prova muito longa. Se nós colocarmos uma navegação muito apurada, irá dificultar muito o trajeto e aumentar demais o tempo de disputa. Claro que haverá alguns PCs capciosos, mas está tranquilo. O que irá fazer a diferença será o terreno, disse.
Equipes – Até agora, 16 quartetos confirmaram presença na maior prova de corrida de aventura do Rio Grande do Norte. Entre os destaques de quartetos, estão quatro times que fazem parte das melhores equipes do Ranking Brasileiro de Corridas de Aventura (RBCA).
Estão vindo correr a Trotamundo, que é a segunda melhor do RBCA, a Go for It, a Gantuá e a Direction, todas do Top 10. Será um páreo muito duro, já que as quatro têm muitas chances de vencer e querem o prêmio de 12 mil reais, que, para o Nordeste, é uma premiação recorde, contou Antônio.
Com tantos elementos positivos a seu favor, a Expedição Carcará tem tudo para ser um sucesso. E é isso que o organizador espera. A expectativa é grande. Nós esperamos ter um grande retorno de mídia, já que nossa intenção é divulgar o estado, as riquezas e belezas naturais que estão presentes nele. Nós queremos firmar a Expedição Carcará no cenário nacional, finalizou Souto.
Este texto foi escrito por: Caio Martins
Last modified: maio 26, 2010