Webventure

Expedição de brasileiros no Everest inicia preparativos para a temporada 2011


Boa parte dos escaladores da expedição já está no Nepal (foto: Divulgação/ www.asian-trekking.com)

Neste ano, o Brasil terá três representantes tentando chegar ao topo da montanha mais alta do mundo. Rodrigo Raineri, que já conquistou o cume em 2008, Carlos Eduardo Santanela e Carlos Eduardo Canellas fazem parte de uma expedição com mais 19 escaladores, e que já começou os preparativos para a temporada 2011 de subida no Nepal. O primeiro briefing, inclusive, aconteceu na última segunda-feira (28).

Com o nome oficial de Eco Everest Expedition, a expedição é organizada por uma empresa local de sherpas. Entre os escaladores que tentarão a subida, além dos brasileiros, estão mais oito indianos, sete norte-americanos, um japonês, um espanhol, um mexicano e um suíço. A expedição será liderada por Dawa Steven Sherpa, que já acumula 20 investidas bem-sucedidas ao cume do Everest, atual recorde mundial.

Acompanhados de 40 escaladores sherpas, brasileiros e estrangeiros terão uma grande estrutura à disposição em dois acampamentos. No base, que já está sendo preparado para a chegada dos escaladores, serão 124 tendas de dormir. No total, ainda serão montadas mais sete tendas para refeições, cinco para cozinhas, duas de armazenagem, quatro para banho, seis para banheiros e mais uma de comunicação.

Esta será a quarta edição da Eco Everest Expedition, que dá uma atenção maior para os impactos das mudanças climáticas na Cordilheira do Himalaia e na vida dos que habitam a região. Além de buscar soluções sustentáveis como o uso de painéis solares para gerar energia, a expedição também se destaca na limpeza do Everest. Desde 2008, a iniciativa já tirou mais de 12 mil quilos de lixo que estavam acumulados na montanha, assim como outros 300 quilos produzidos pela própria expedição.

Este texto foi escrito por: Webventure