Foto: Pixabay

Expedição de escalada no Monte Roraima enfrenta muita chuva

Redação Webventure/ Montanhismo

Expedição enfrenta tempo ruim no Monte Roraima (foto: Alexandre Koda/ www.weventure.com.br)
Expedição enfrenta tempo ruim no Monte Roraima (foto: Alexandre Koda/ www.weventure.com.br)

Os montanhistas Eliseu Frechou, Fernando Leal e Marcio Bruno estão no Monte Roraima abrindo uma nova via de escalada. Hoje, sexto dia da expedição, eles enfrentam muita chuva. Acompanhe o relato dos montanhistas.

Eliseu Frechou
Aqui é Eliseu Frechou, da Expedição Brasileira ao Monte Roraima, estou falando com o Globastar direto da parede para o Webventure.

Até agora a expedição está na metade da parede da Guiana. Já escalamos seis dias desde que estamos aqui. Tivemos um pouso bastante “adrenante” no primeiro dia, mas deu tudo certo. Queríamos mesmo atacar a parede da Guiana e foi possível, apesar que foi um pouso bem complicado para o piloto. Ele desceu em uma pedras que fica ao lado de uma cachoeira.

No primeiro dia nós subimos 100 metros, com o Marcio Bruno guiando. Montamos um acampamento e conseguimos puxar todo o equipamento para esse lugar, um platô. E passar a parte com mais vegetação da parede.

No segundo dia nós atravessamos alguns tetos, eu estava guiando, e conseguimos entrar na parte mais negativa da parede e desce-la no terceiro dia.

No quarto dia chegamos a um novo platô e ontem nós puxamos todo o equipamento para esse platô, que fica a, mais ou menos, 300 metros de altura. Só que ontem a noite começou a chover demais e hoje nós não estamos conseguindo escalar nada.

Nós montamos um acampamento improvisado, com uma lona que tínhamos, pois nada agüentou o volume de chuva que bateu nessa noite.

A situação é que estamos parados, esperando a chuva passar. Esperamos que mais quatro dias estejamos no topo. Temos mais uma corda fixa, a 50 metros de onde estamos, foi o Marcio que guiou essa enfiada, mas com a chuva que está batendo não é possível progredir. Resolvemos ficar aqui e nos manter secos em um local seguro.

Marcio Bruno
Aqui é Marcio Bruno falando diretamente do platô. Improvisamos uma barraquinha com uma lona preta. Estamos bem animados, a escalada foi muito emocionante até aqui. A qualidade da rocha começou a ficar bem melhor e acreditamos que não teremos muita dificuldade para chegar ao topo. Pessoalmente é a escalada mais desgastante que já vive até hoje, estamos no sexto dia e teremos mais três ou quatro para chegar ao topo.

Mas o visual daqui compensa, é um mundo perdido o Monte Roraima. Quem tiver a oportunidade de conhecer, conheça, pois é um lugar único. Nada como estar escalando, a 300 metros de altura com as nuvens a seus pés. Quando elas se abrem você vê a mata, a Floresta Amazônica infinita, até onde a vista alcança. Dá um misto de sensação de solidão e proximidade com o Divino. É algo muito louco. É uma experiência única. Deixo um beijo a todos, para minha família, minha namorada.

Fernando Leal
Aqui é Fernando Leal, da Expedição Roraima. Estamos aqui com uma chuva muito forte, mas estamos fortes e a situação está sob controle.

Aqui é o começo do mundo, pode-se dizer. Nada chega tão perto de ser o descobrimento da natureza. Fica um abraço para minha turma, um beijo para minha esposa. Se tudo correr certo e o tempo abrir, daqui uns três dias estaremos comemorando lá em cima.

Este texto foi escrito por: Redação Webventure

Last modified: janeiro 15, 2010

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure