Corredeiras do Rio Ribeira do Iguape (foto: Divulgação Praia Secreta)
O Rio Ribeira do Iguape nasce na Serra do Paranapiacaba e deságua no Oceano Atlântico, próximo a cidade de Iguape (SP). No trecho que atinge a cidade de Cerro Azul, no Paraná, suas corredeiras propiciam expedições de rafting indicadas para pessoas com nível intermediário.
A descida tem 25 quilômetros, percorridos em aproximadamente cinco horas. As principais corredeiras são: Praia Secreta, Cemitério, Corredeira do Surf e das Criminosas, todas de classe III.
A Corredeira Praia Secreta é longa e tem uma boa onda lateral na entrada e uma passagem estreita na saída. No final da corredeira os aventureiros podem ver a paisagem mais bonita do vale.
Já a Corredeira Cemitério forma duas ondas grandes, a segunda normalmente cobre o bote e um pequeno erro pode causar uma virada. Na Corredeira das Criminosas o rio cai em uma passagem na esquerda e joga a água em cima de uma pedra. O trecho requer uma manobra precisa e promete muita emoção.
Como chegar – A partir de Curitiba são 85 quilômetros até Cerro Azul. O motorista seguirá pela rodovia estadual PR-92. Já na cidade, a base da operadora fica na Estrada da Mineradora.
Comentários – Vale a pena conferir antes que acabe! A paisagem da região é montanhosa, coberta por uma floresta de transição entre a Mata Atlântica e a Mata de Araucárias.
A cidade tem pouca estrutura turística, mas é possível passar um feriado de quatro dias aproveitando os atrativos da região, desde que reservado antecipadamente com uma operadora.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: agosto 16, 2006