Expedição chega à divisa com o Mato Grosso do Sul (foto: Divulgação/ www.expedicaoabvcinterior.blogspot.com)
Os velejadores que estão acostumados a ver o trecho poluído do Rio Tietê, que corta a capital paulista, terão a oportunidade de navegar pelas mesmas águas, só que na sua parte ainda preservada. Em julho, será realizada a segunda edição da Expedição Cruzeiro de Águas Interiores, que percorrerá quase 500 quilômetros pela Hidrovia Tietê-Paraná.
Organizada pela regional interior da ABVC (Associação Brasileira de Velejadores de Cruzeiro), a expedição parte no dia 3 de julho do Clube de Campo Água Nova, em São Manuel (SP). O evento só termina duas semanas depois, no dia 17 do mesmo mês, em Ilha Solteira (SP), já próximo da divisa com o Mato Grosso do Sul.
Neste ano, a novidade é a semelhança com um cruzeiro, permitindo que os velejadores levem suas embarcações e participem com suas famílias, amigos e companheiros. Veleiros de 16 a 29 pés (4,88 a 8,84 metros) são permitidos, desde que tenham apenas os equipamentos necessários. A expedição será divida em seis pernas, com a possibilidade de embarque e desembarque de pessoas ao longo do percurso.
Já inserida no calendário da ABVC, a expedição tem como objetivo proporcionar uma navegação segura e organizada pela hidrovia, que inclui no trajeto passagens por barragens e eclusas. Os participantes terão o clube em São Manuel aberto a partir do dia 10 de junho para receber as embarcações e iniciar os preparativos.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: maio 2, 2011