Webventure

Expedição estuda cicloturismo na Estrada Real


Poço Esmeralda em Carrancas. (foto: Arquivo/Instituto Estrada Real)

O caminho velho da Estrada Real, conhecido como a primeira rota para o transporte do ouro e dos diamantes descobertos em Minas Gerais na virada do século XVII, pode virar um roteiro de Cicloturismo de primeira classe.

Para que isso aconteça, entre os dias 17 e 30 de janeiro a Expedição Trilha Real começa a sua jornada por cerca de 700 km que ligam Ouro Preto (MG) a Paraty (RJ), percorrendo todo o caminho velho da Estrada Real.

Em bicicletas, os quatro integrantes da equipe profissionais das áreas de comunicação, turismo e cultura irão avaliar a viabilidade de se implantar na rota histórica um roteiro para os amantes das viagens de bicicletas.

Ao todo os expedicionários irão passar por 16 cidades 12 mineiras, três paulistas e uma fluminense. A partida será em Ouro Preto. De lá, ainda em Minas Gerais, a expedição passa por Ouro Branco, Lagoa Dourada, Prados, Tiradentes, São João Del Rei, Carrancas, Luminárias, São Tomé das Letras, Baependi, Caxambu e Passa Quatro. Já no estado de São Paulo, os viajantes visitam os municípios de Cruzeiro, Lorena e Cunha, alcançando Paraty, no Rio de Janeiro, destino final da jornada.

Durante o levantamento do percurso serão analisadas as condições de estradas e trilhas para a prática do ciclismo, como a presença de acostamento, sinalização de trânsito e turística, oficinas de manutenção e a infra-estrutura das cidades no entorno do trajeto para receber turistas, entre outras características. A situação dos patrimônios histórico e ecológico localizados dos municípios visitados será outro item avaliado.

Os relatos de viagem e as imagens colhidas no trajeto serão disponibilizados diariamente no site www.terrazul.org.br.

Este texto foi escrito por: Webventure