Foto: Pixabay

Expedição Internacional leva jipes ao extremo sul do continente

Redação Webventure/ Offroad

Doze jipes participaram da expedição (foto: Donizetti Castilho/ Troller)
Doze jipes participaram da expedição (foto: Donizetti Castilho/ Troller)

A 5ª Expedição Internacional Troller levou 18 participantes dos 12 jipes à paisagens belíssimas no extremo sul do continente. A aventura começou no dia 16 de janeiro, em São Paulo, e chegou ao destino de Ushuaia, na Argentina, no dia 30. Passando ainda pelo Chile, eles partiram rumo à volta no dia 03 de fevereiro e terminaram a viagem no dia 08.

“Era uma paisagem mais bonita que a outra”, dizia a todo o momento Jaqueline Araripe, gerente da área de eventos e competições da Troller, enquanto os participantes percorriam a região dos pampas pela Ruta 3 na Argentina.

Todos puderam ter bastante contato com a história local, como aconteceu em Puerto San Julian, quando conheceram a vila de 7 mil habitantes, situada na província de Santa Cruz, que foi declarado lugar histórico em 1943, pois é onde foi realizada a primeira missa em solo argentino em 1510, durante expedição de Fernando de Magalhães pelo local. Os índios locais foram chamados por Fernando de patagones, que significa “pé grande”. Daí o nome da região de Patagônia.

“Para todo lugar que se olha é uma visão magnífica”, disse a guia Luciana Elói. Já Jaqueline Araripe não soube escolher qual a paisagem mais bonita da expedição. “Tem dia que parece ser o ápice de toda a viagem, mas no dia seguinte surge outra maravilha a nossa frente. Parece uma beleza sem fim”.

Gelo Glacial – No dia de descanso, em Calafarte, os participantes curtiram uma caminhada no gelo, no Parque Glacial. Ao fim da caminhada, eles pararam para tomar um whisky com um fato curioso: o gelo usado na bebida era glacial.

“Vi diversas lagunas de um azul glacial, uma cor desconhecida para nós brasileiros. É um tom azul intenso, meio turquesa, meio esmeralda. É indescritível. Mesmo as fotos não conseguem retratar essas nuances”, disse Lourdes Singi.

Entre os expedicionários estava a doutora Wilma Bastos, que tem cinco viagens à base de pesquisas na Antártica, com o intuito de compreender os segredos que fazem com que os peixes sobrevivam ao frio no local, e foi fundamental no aprofundamento da equipe nos temas relacionados à Patagônia.

“A Expedição Internacional da Troller oferece a possibilidade de se conhecer lugares maravilhosos com companhias agradáveis, por isso ela é muito aguardada durante o ano”, disse Jaqueline sobre a expectativa criada para a viagem, que tornou-se um grande evento, segundo ela.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: fevereiro 26, 2008

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure