Webventure

Expedições de canionismo viram travessias comerciais na Chapada dos Veadeiros


Técnicas verticais são um dos desafios (foto: Divulgação)

Desde o ano passado, a parceria entre as empresas Aimberê Cursos e Travessia Ecoturismo proporciona ao turista apaixonado por cavernas uma nova opção de passeio. As empresas lançaram com sucesso as expedições comerciais de canionismo, adaptando vias esportivas para vias comerciais, simplificando e aumentando a segurança e tornando-as mais acessíveis aos praticantes.

No ano passado foram realizadas quatro expedições na Chapada dos Veadeiros (GO), com vários níveis de dificuldade. A primeira percorreu os cânions do Macaquinho, Raizama e Morada do Sol com um grupo de cinco pessoas. A segunda expedição foi chamada Cânions do Alto Tocantins e durou seis dias. Foram percorridos os principais cânions dos córregos formadores do Rio Tocantins: Raizama, Macaco, Macaquinho e Farias.

A terceira foi considerada a mais ousada pela organização. Os participantes desbravaram o cânion do Curriola, no coração do sítio histórico Kalunga (povo local descendente dos escravos). Foram três dias de aventura em um inóspito cânion esportivo com dificuldades técnicas e físicas elevadas, águas quentes e beleza exuberante.

“Percorremos um longo percurso de estrada de terra. Caminhamos oito quilômetros para chegar ao nosso acampamento ‘selvagem’. Durante toda caminhada, e nos acampamentos, pudemos desfrutar da deliciosa e sábia companhia dos Kalungas. Fazemos aqui um destaque ao Sr. Jovino, nosso guia Kalunga que muito nos divertiu com suas história. Os equipamentos foram transportados por mulas. Tivemos vários trechos de natação por piscinas incríveis de água verde, caminhadas por terrenos acidentados, nove rapéis nas cachoeiras, além de desescaladas e saltos”, contou Sandra Aguiar, diretora da Aimberê

Expedições 2007 – Para este ano, as empresas já traçaram o roteiro e as datas para a aventura. O primeiro desafio será a “Expedição Cânions do Alto Tocantins”, no início de julho (1 a 8/7), e é destinada a praticantes iniciantes e amantes das técnicas verticais.

O segundo será a “Expedição Cânions da Lua”, de 15 a 22 de julho. É destina a canionistas que já fizeram o curso ou tenham participado da expedição Alto Tocantins. O percurso passará por dois grandes cânions que acessam o santuário ecológico Lua formados pelo córrego São Pedro e Rio dos Couros.

A última expedição do ano, no Cânion Currilola, 6 a 9 de setembro, também é destinada a canionistas experientes ou que já tenham participado de outras expedições. Será uma expedição de três dias e acomodação em acampamento selvagem.

  • Destino Aventura: Conheça a Chapada dos Veadeiros, em Goiás

    Este texto foi escrito por: Webventure