Foto: Pixabay

Expedições planejam ataque no Everest; Montanhistas chegam ao cume do Makalu e Dhaulagiri

Redação Webventure/ Montanhismo

Expedição coreana alcança cume do Makalu (foto: Arquivo Pessoal/ Valdemar Niclevicz)
Expedição coreana alcança cume do Makalu (foto: Arquivo Pessoal/ Valdemar Niclevicz)

Na maior montanha do planeta, algumas expedições preparam o ataque ao cume do Everest após o período de aclimatação. Samuli Mansikka, líder da expedição SummitClimb Everest Nepal/Lhotse, conta que alguns integrantes do grupo estão de volta no Acampamento Base, outros ainda estão em aclimatação no Acampamento 3 e alguns foram para as redondezas de Dingboche, porém todos já passaram a noite no Acampamento 3.

“Nós já fizemos os planos de ataque após todos passarem a noite no Acampamento 3. Parece que o nosso grupo que escala o Lhotse irá começar o ataque no dia 7 de maio, e nós iremos no dia seguinte. Estamos todos bem aclimatados e saudáveis, então esperamos que o clima permita a nossa investida ao cume. Agora temos alguns dias para fazer nada, apenas dormir, ler e descansar, e claro, nos preparar para essa grande jornada. Estamos muito ansiosos”, reportou Mansikka ao site EverestNews.com.

A temporada de investidas nas montanhas da cadeia do Himalaia já tem mais um feito em 2009. Os coreanos Seo Ki Seok, Kim Jae Soo e Go Mi Sung alcançaram o cume do Makalu na última sexta-feira (1), pela rota normal.

No Dhaulagiri, o escalador Tunk Findik conquistou o topo da montanha, também na sexta-feira (1), ao lado de um companheiro tcheco. As condições da investida foram muito ruins, com uma forte tempestade, que inclusive tirou a vida de um escalador iraniano. Não foram divulgadas informações específicas sobre esta morte nos sites oficiais do Everest.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: maio 4, 2009

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure