Foto: Pixabay

Expedition: dia longo com saída ao meio-dia

Redação Webventure/ Offroad

O dia de ontem foi um dia bem longo para a turma da Expedition. Como faríamos um trecho igual à da prova, tínhamos 2 opções: largar bem antes da prova (com uma boa folga de segurança) ou largar depois. Fomos pela segunda pois a prova largaria cedo (por volta das 7h) e não teríamos como liberar a pista a tempo.

Saímos, portanto, às 12h01. Cada carro com 1 minuto de diferença em relação ao anterior. Tínhamos pela frente mais de 600km, sendo + de 200km em terra. Enfrentamos ainda um longo trecho com navegação de regularidade (com médias bem baixas) em estradas com muito pó. Foi um dia puxado, mas muito bom. Tivemos de tudo um pouco e nos últimos 320km, uma estrada de asfalto muito boa. Muitas vezes, depois de rodar 200km em terra você enfrenta um asfalto tão esburacado que a jornada fica muito cansativa e esticada. Ontem não foi esse o caso.

Assim mesmo, como largamos tarde, as primeiras equipes chegaram a Palmas – capital planejada do Tocantins – por volta das 20h. Sabemos que teve gente que não tinha chegado ainda até as 23h.

Depois de horas de estrada de terra, sol, calor e muita concentração, às vezes, cometemos descuidos de navegação muito óbvios em estradas sinalizadas (mais ou menos sinalizadas) que podem nos atrasar um tanto quanto. Foi o que aconteceu ontem com a equipe Vírgula, que tomou uma rotatória errada e seguiu em direção à Bahia. Havia mais um carro com eles e eles nos contaram que acharam estranho que a certo ponto, só conseguissem falar entre os dois no rádio, mais ninguém. A certa altura, no breu total, sem cidade nenhum à vista, acharam mesmo que estavam errados e resolveram pedir informação. Só que não havia ninguém. Viram então um caminhão vindo na outra mão e resolveram pedir para que ele parasse. O movimento inesperado assustou enormemente o caminhoneiro que seguiu em frente. Os Vírgulas resolveram então que deveriam perseguir o caminhão e pará-lo. Depois de mais um susto, o caminhoneiro cedeu, parou (ainda assustado) e os informou que estavam mesmo no caminho errado.

Fico imaginando aqui o que deve ter passado pela cabeça do motorista do caminhão. “Assalto? Mas com esses carrões todos cheios de adesivos, empoeirados de cima a baixo? Placa de SP? Hum… muito estranho… mas o melhor é me mandar!!!”, deve ter concluído.

Hoje cedo (escrevo pra vocês as 5:50h da manhã) partimos em direção ao Jalapão. Serão 2 dias mais relax (ao menos é o que nos dizem) com direito a cachoeiras, caminhadas e paisagens maravilhosas. Estão todos ansiosos por conhecer essa maravilha que é o Jalapão. São agora quase 6 horas da manhã, o café da manhã esta sendo servido no Exploranter, os participantes estão chegando para o briefing (as 6h30) e às 7h partiremos!

Se nossa conexão nos permitir, mais notícias do Jalapão hoje no final do dia.

Este texto foi escrito por: Bob Wollheim

Last modified: julho 27, 2003

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure