Trio usará o mesmo veículo de 2008 (foto: Tom Papp)
André Azevedo parte para a sua 13ª edição de Rally Internacional do Sertões a bordo de seu caminhão Atego, sem esperar muitas surpresas. Na companhia de Maykel Justo e Ronaldo Pinto, o piloto encara o desafio dos cerca de cinco mil quilômetros com algumas preocupações.
Fiquei preocupado com a altura das árvores, pois os caminhões sofrem mais em comparação aos outros veículos. Vamos ver se a organização pode fazer algo para nos ajudar, já que as motos também passarão por dificuldades. Espero que, o que o Nordeste sofreu com as chuvas, não aconteça novamente. Tinham muitas pontes destruídas, estradas alagadas. E isso complica para os caminhões por conta do peso, revelou André.
Uma preocupação que aflige a grande parte dos pilotos da prova são as etapas com terreno arenoso, mas para Azevedo, é uma facilidade que promete não atrapalhar o desempenho do trio na competição. Ele revela que o caminhão, por se alto, acaba obtendo vantagens sobre um carro da prova. O grande problema é que os competidores que vão largando para trás pegam aquele facão (sulco) que fica no percurso. Aí são obrigados a achar novas rotas no meio do mato, e isso pode causar algum estrago. Uma vez, havia 15 carros atolados no monte de areia, e eu tive que abrir caminho no meio da mata com o caminhão. O veículo é mais alto, o que facilita o trabalho. Em uma situação dessas, ganhamos o rali em 2004, relembrou.
Entrosamento – André, Maykel e Ronaldo se preparam para a quarta disputa de Rally dos Sertões juntos. O experiente piloto afirma que o entrosamento entre ele, o navegador e o mecânico é a melhor possível para o bom desempenho na prova.
O caminhão, modelo Atego, é o mesmo que competiram em 2008, com algumas mudanças feitas para o Sertões. Estar com o mesmo veículo nos dá uma grande confiabilidade para fazer uma boa prova.
Mesmo com treze anos de Sertões, André deixa escapar um pouco da ansiedade pelo início da competição. A expectativa para este Sertões é de ser muito duro, com especiais de areia, bastante trial. E quanto mais duro, a prova exigirá uma certa experiência, concluiu.
Este texto foi escrito por: Bruna Didario
Last modified: junho 22, 2009