Webventure

Experiência faz a união da Quasar Lontra no Ecomotion/ Pro


Rafael está há dez anos no esporte e faz seu 5º mundial (foto: Lilian El Maerrawi/ www.webventure.com.br)

Rafael Campos é experiente na corrida de aventura. Com dez anos de esporte, foi campeão de uma das maiores corridas solo do mundo, na Costa Rica em 2006. Único atleta brasileiro campeão de duas grandes provas internacionais realizadas no Brasil (EMA99 e Ecomotion Pro 2006), e também único atleta brasileiro presente nos últimos quatro campeonatos mundiais de corrida de aventura. E nesta semana ele parte para o seu quinto mundial.

No Ecomotion/ Pro, o Mundial de Corrida de Aventura 2008, Rafael comandará Erasmo Cardoso, o Chiquito, Tessa Roorda e Rodrigo Martins, na equipe Quasar Lontra. E o clima da equipe é de tranqüilidade, já que muito tempo foi dedicado aos treinamentos e preparação para a prova. “Em maio começamos a fazer remadas mais longas, testar os caiaques, porque até então as embarcações seriam das equipes, mas há dois meses estamos super focados”, explicou Campos.

Já com relação aos equipamentos e tudo o que deve ser levado para Jericoacoara (CE), de onde a prova largará no dia 2 de novembro, Rafael ri ao dizer que há dois dias de embarcar nem tudo está pronto. “Temos esses dias para finalizar. A grande maioria das coisas já está pronta”, disse o capitão.

Rafael Campos aposta em cinco equipes que irão correr o mundial que estão mais bem preparadas que em outras edições. O palpite dele é para a Oskalunga, SOS Mata Atlântica, Selva, Carbono Zero e a própria Quasar Lontra. “Mas também o número de equipes estrangeiras fortes aumentará esse ano, então mesmo as brasileiras estando melhores, não haverá muita moleza”, contou o atleta.

Experiência – Rafael ressalta que a integração e o trabalho de equipe na Quasar Lontra é resultado de anos juntos, correndo as provas pelo mundo e passando pelas situações mais adversas possíveis.

“Vamos ter um terapeuta nos acompanhando durante e depois do Ecomotion, mas é mais para defender a tese dele, mas nunca fizemos um trabalho terapêutico em equipe. Contamos com a nossa experiência em provas desse tamanho e situações extremas, além do grande tempo de convívio entre nós. A Tessa e o Xikito fazem prova comigo há dois anos, fizeram o mundial na Escócia no ano passado. O Rodrigo já está há mais tempo comigo, fizemos dois Ecomotion. Ninguém é novo para ninguém nessa formação”, explicou.

Diante dos desafios declarados, o capitão da Quasar Lontra diz que o objetivo da sua equipe é finalizar o mundial entre os dez primeiros, já que ele considera que há oito equipes estrangeiras com chances reais de vencerem. “Preparação e condições, nós também temos. Estamos indo para brigar pela liderança”, disse Rafael.

Este texto foi escrito por: Lilian El Maerrawi