Webventure

Extremaventura Summer Garopaba 2005 tem vitória gaúcha


Rapel com Garopaba ao fundo. (foto: Divulgação)

O último sábado (29/01) foi realizada a Extremaventura Summer Garopaba, a primeira corrida de aventura válida pelo Ranking Brasileiro de 2005. A prova reuniu 114 atletas dos três estados do Sul e uma equipe do Rio de Janeiro, em um total de 19 quartetos e 19 duplas.

A prova teve início às 9h30 com a modalidade corrida após uma reunião rápida entre os coordenadores do evento, que decidiram cancelar a etapa de natação, que seria a segunda da prova. A causa: o mar bravio que poderia colocar em risco os atletas. “A correnteza e as fortes ondas quebrando no costão da praia da Preguiça impediram que a natação fosse disputada”, explicou Julio Camargo, organizador da prova.

No pique, quem se deu melhor foi o quarteto da Ecomaster Papa Siri, de Florianópolis, seguido de perto pela Nostra Cosa/RS e Ekoeté/SC.

Na chegada ao PC2, no ponto de largada, a Caverá/Mormaii alcançou a Papa Siri, partindo rapidamente de mountain bike em direção as dunas do Macacu, onde as equipes pegaram o sandboard, subiram ao topo do Waimea (homenagem ao Pico Havaiano), ponto mais alto do conjunto de areia, para então descer rumo ao PC3.

Neste ponto, as equipes partiram de trekking das Dunas do Macacu até o canto norte da praia do Siriú, onde se dividiram. Enquanto metade seguiu remando canoas pelo Rio Siriu, a outra metade prosseguiu de trekking até o PC 06, onde as tarefas se inverteram – metade de remo e outra metade a pé.

Na altura do PC10, as equipes se reintegraram, alcançando a Igreja do Macacu com a liderança da Caverá/Mormaii, seguida de perto pela Família Extrema. Neste ponto começou o duelo entre as duas equipes. Novamente na modalidade trekking, agora por trilhas, as equipes partiram em direção ao Morro da Pedra Branca, onde fariam o rapel de 35m.

Para descer a parede que tinha ao fundo o visual das principais praias de Garopaba, os primeiros a chegar foram os integrantes da dupla Corpus Adventure Race, que passaram em todos os postos de controle em primeiro lugar de sua categoria. A segunda dupla foi a Família Extrema, seguida de perto pela Mormaii, com dois minutos de desvantagem.

Na descida do morro, em direção a Encantadas, as posições permaneceram inalteradas. Mas foi aí que a Caverá/Mormaii utilizou uma estratégia diferente, passando à liderança. Justamente no ponto onde a Caverá adquiriu vantagem, muitas equipes se perderam, sendo obrigadas a varar mato para encontrar a trilha novamente.

A primeira a chegar foi a Caverá Mormaii, seguida pela Família Extrema. Na categoria Duplas a primeira colocada foi a Ecomaster, mas devido ao ajuste de tempo do rapel acabou ficando em segundo lugar.

Classificação final e tempo de prova:

Quartetos Mistos
1) Caverá Mormaii/RS 7h05
2) Família Extrema/RS 7h17
3) Ekoete/SC 7h57

Duplas
1) Bixo do Mato/RS 7h41
2) Ecomaster/SC 7h46
3) Seival Pua/RS 8h21

Este texto foi escrito por: Webventure