Webventure

Extremaventura teve palestra de suporte à vida


Além da palestra competidores também puderam fazer treinos de duck (foto: Wladimir Togumi)

Cerca de 30 atletas dos 120 que irão competir na segunda etapa do Extremaventura participaram na última terça-feira de uma palestra de suporte básico à vida. A prova acontece no neste sábado (15) em Guaratuba, no litoral paranaense.

“Na palestra foram abordados temas como o ABC da Vida (abordagem da vítima, análise cardio-respiratória, lesões, hemorragias, imobilização e remoção), acidente com animais peçonhentos e uma pincelada sobre nutrição em corridas de aventura”, explicou o organizador Júlio Camargo. As informações foram passadas pelo Sargento Bombeiro Edinei Carlos Teixeira, responsável pelo setor de educação física dos Bombeiros do Paraná e integrante do Siate, primeira força tarefa de emergência do Brasil.

Além de aumentar a segurança, os treinamentos do Extremaventura visam elevar o nível dos competidores, segundo Júlio. “O intuito de realizar os treinamentos de ducks, de mountain bike e palestras sobre os diversos temas do esporte é de aumentar cada vez mais o nível técnico das equipes, trazendo informações úteis e nivelado por cima os competidores”, comentou.

A etapa acontecera em meio a Mata Atlântica, no litoral paranaense. De acordo com os organizadores, a prova dará a chance para que os atletas conheçam diversos pontos pouquíssimos explorados de Guaratuba.

Próxima etapa – A próxima etapa do Extremaventura está marcada para o dia 2 de setembro e também terá uma série de treinamentos prévios. “Voltaremos com o módulo de mecânica básica de mountain bike, um treinamento de trekking com orientação em montanhas e campos, palestras de SOS e treinos de ducks, tudo a um preço acessível ou gratuitamente”, adiantou o organizador.

Este texto foi escrito por: Daniel Costa